A equipe de Balneário Camboriú fez bonito em casa e foi a campeã do Santa Catarina Interassociações 2017 realizado neste último final de semana. Em uma disputa apertada até as fases finais, a equipe local assumiu a liderança e conquistou seu 11º título.
A grande festa do surf catarinense realizada em Balneário Camboriú(SC) fez jus ao título de maior competição entre associações do Brasil e quem sabe do mundo. No total, cerca de 170 atletas divididos em 17 equipes de todo estado disputaram mais uma edição do Santa Catarina Interassociações, etapa única que definiu a associação campeã de 2017.
Baterias eletrizantes e nervos exaltados fazem parte desse evento, realizado desde os anos 90 em Santa Catarina. O mar esteve pequeno durante o final de semana, com as ondas reagindo no domingo decisivo. As séries chegaram acima de meio metro com boa formação, confirmando as previsões.
A execução do hino nacional e a tradicional Cerimônia das Areias aconteceram excepcionalmente no domingo ao meio dia. O colorido das equipes uniformizadas, com suas bandeiras na praia chamou a atenção do público presente, que acompanhou e prestigiou toda a movimentação com atenção.
O surf catarinense mostra sua força
A cada ano o evento se consolida no calendário do surf catarinense e atrai mais associações para suas disputas. Foi o caso da ASBQ (Associação de Surf de Brusque), uma das novidades neste ano no Interassociações. Foi a primeira participação da equipe na competição, que fez bonito e colocou um atleta na final Iniciantes, fazendo seu primeiro pódio da história.
Para o promotor do evento Aurélio Ramos, apesar das dificuldades de realizar um evento desse porte, a edição de 2017 foi concluída com sucesso. “Já havia comentado que não foi fácil fazer o Interassociações neste ano, devido a tudo que aconteceu na economia do país. Não poderíamos deixar esse passar em branco um campeonato que só Santa Catarina realiza no mundo inteiro e tem todo esse diferencial”, declarou Aurélio.
Raio X das equipes finalistas
Diferente da temporada passada quando foi disputado em três etapas, este ano o título de melhor associação catarinense foi definido em apenas um evento. Foi uma disputa travada bateria a bateria entre as equipes, com algumas favoritas se destacando na frente das demais a cada parcial divulgada pela locução.
Barra do Sul (ASB) chegou forte em busca do bicampeonato e liderou boa parte da competição. Com o decorrer das fases, foram perdendo atletas importantes e ficando pra trás na reta final no domingo, finalizando o evento na quarta posição.
A Joaquina (ASJ) mostrou porque é considerada uma das forças do surf catarinense, permanecendo na briga direta pelo título em todo evento, terminando em terceiro. Com esse resultado, o time de Floripa manteve o excelente retrospecto nas últimas três temporadas, finalizando entre as três melhores do estado. Venceu em 2015 e foi vice-campeã em 2016.
Imbituba (ASI) foi a campeã em 2014 e por pouco não conseguiu repetir o feito neste ano. O time do sul do estado participou de seis finais, e chegou a finalizar o sábado na liderança do ranking. Os imbitubenses mantiveram o ritmo durante o domingo decisivo, até serem superados pelo time local e terminando com o vice-campeonato.
A ASBC Balneário Camboriú é a maior vencedora da história do Interassociações, e conquistou seu décimo primeiro título neste domingo. “Fazia tempo que não sentia essa sensação de estar liderando essa competição e conquistar a vitória”, comentou o presidente da entidade Thiago Velasques, juntamente com sua diretoria. A última vez que a ASBC venceu foi em 2013, em Barra Velha(SC).
Finais de alto nível em BC
Este ano nove categorias foram disputadas, com a inclusão dos Adaptados, uma das novidades na temporada. O primeiro campeão da modalidade foi Robson Gasperi, da ASC Campeche. A primeira vitória no evento de Balneário Camboriú veio no Longboard com o experiente Josimar Pita que conhece bem as ondas do lugar.
A sequência de títulos da ASBC continuou na bateria seguinte, com o Infantil Antonio Vitorino. A única vitória dos campeões de 2016 foi conquistada com Luiz Mendes, da ASB Barra do Sul na categoria Iniciantes.
A ASJ Joaquina obteve duas vitórias neste final de semana: Uriel Sposaro na Mirim e Raphael Becker na Master, ambos apresentando excelentes performances durante toda a competição. O único título da ASI Imbituba foi com Giovane Pickaski na Junior, que dominou os 10 minutos da decisão.
Com o título de Barbara Muller na Feminino ainda no sábado, a ASBCtotalizava três vitórias no Interassociações, e o desfecho não poderia ser melhor para os donos da casa. A última decisão aconteceu com a Open, uma das melhores baterias de todo o evento.
Com um estilo refinado e polido, Matheus Navarro mostrou total sincronia com as ondas de BC. Ele neutralizou seus oponentes impondo notas excelentes (9,70 e 8,00) para comemorar o título. A festa “cambojana” ficou completa com a segunda posição de André Gonçalves. Ele também fez um “high score” (8,00 pts) em sua melhor apresentação, executando um alley oop de frontside e fechar com estilo a dobradinha da ASBC.
Apesar de ter sido apenas uma etapa, o Santa Catarina Interassociações 2017 foi memorável, e confirmou todas as expectativas de ser um dos melhores de toda sua história. Acima de qualquer disputa mais acirrada e acalorada por pontos ou títulos, o que prevalece é a camaradagem entre as equipes. No final todos são os verdadeiros campeões, e que celebram juntas a força do surf catarinense.
O Santa Catarina Interassociações 2017 teve a apresentação da Vida Marinha e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. Apoio: Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Hotel Vieira´s, Ambiental e Surfer´s Paradise. Supervisão Técnica: ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú) e Fecasurf. Realização: MAC.
Resultados
Open
1º- Matheus Navarro – ASBC Baln. Camboriú
2º- André Gonçalves- ASBC Baln. Camboriú
3º- Caue Wood– ASM Matadeiro
4º- Rodrigo Couto– ASF Ferrugem
Junior
1º- Giovane Picaski – ASI Imbituba
2º- Tayron da Silva – ASG Garopaba
3º- Anderson Junior – ASI Imbituba
4º- Tomás Miguez- ASG Garopaba
Mirim
1º- Uriel Sposaro- ASJ Joaquina
2º- Heitor Mueller – AFS São Francisco do Sul
3º- Ryan Cordeiro- AIS Itapoá
4º- Leonardo Barcelos – ASI Imbituba
Master
1º- Raphael Becker– ASJ Joaquina
2º- Márcio Leal- ASBC Baln Camboriú
3º- Fernando Santiago – ASESUL Extremo-Sul da Iha
4º- Roni Ronaldo – ASG Garopaba
Infantil
1º- Antonio Vitorino– ASBC Baln. Camboriú
2º- Noah machado – ASB Barra do Sul
3º- Lucas Cainan – ASI Imbituba
4º- Davi Glazer – ASJ Joaquina
Feminino
1ª- Barbara Muller- ASBC Baln. Camboriú
2ª- Gabriela Leite – ASB Barra do Sul
3ª- Andreza Barcelos- ASI Imbituba
4ª- Susa Leal – AFS São Francisco do Sul
Iniciantes
1º- Luiz Mendes – ASB Barra do Sul
2º- Lucas Machado- ASM Matadeiro
3º- João Vitor- ASBQ Brusque
4º- Danilo Muniz – ABS Bombinhas
Longboard
1º- Josimar Pita – ASBC Baln. Camboriú
2º- Márcio Vilela- ASI Imbituba
3º- Otomar Ribeiro – ASG Garopaba
4º- Léo Viana – ASIS Ingleses e Santinho
Adaptados
1º- Robson Gasperi- ASC Campeche
2º- Jonathan Borba- ASPI Itajaí
3º- Eduardo Merlin- ASIS Ingleses e Santinho
4º- Miguel Junior- ASI Imbituba
Ranking final do Santa Catarina Interassociações 2017
1º- Balneário Camboriú(ASBC)- 141 pts.
2º- Imbituba(ASI)- 130 pts.
3º- Joaquina (ASJ)- 116 pts.
4º- Barra do Sul (ASB)- 115 pts.
4º- Garopaba (ASG)- 115 pts.
6º- Matadeiro (ASM)- 99 pts.
7º- Itapoá (AIS)- 95 pts.
8º- Ferrugem (ASF)- 87 pts.
9º-. São Francisco do Sul(AFS)- 83 pts.
10º- Ingleses e Santinho (ASIS)- 81pts.
11º- Itajaí (ASPI)- 77 pts
11º- Extremo Sul da Ilha (ASESUL)- 77 pts.
13º- Campeche (ASC)- 67 pts.
14º- Brusque (ASBQ)- 64 pts..
15º- Bombinhas (ABS)- 61 pts
16º- Praia do Rosa (ASPR)- 54 pts.
17º- Lagoinha do Leste(ASNLL)- 48 pts. –
Fecasurf.
Florianópolis, 20 de novembro de 2017