Doze equipes participaram da olimpíada do surfe catarinense que encerrou neste domingo, na Prainha de São Francisco do Sul
A AFS – Associação Francisquense de Surf foi a grande campeã da primeira etapa do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2015 que encerrou neste domingo, na Prainha de São Francisco do Sul/SC. O evento reuniu 12 Associações e 115 atletas de todo estado, numa verdadeira olimpíada do surfe catarinense, nesta que é considerada a maior competição por equipes do país.
Este é um evento tradicional da Fecasurf, que está na sua décima sétima edição e reúne os principais surfistas catarinenses da atualidade, representando suas associações e suas praias, na briga pelo título de Campeão Catarinense por Equipes da temporada. As disputas foram bem acirradas, com pouca diferença de pontuação entre as equipes.
Com uma equipe bem afiada, e competindo em casa, a AFS – Associação Francisquense de Surf, veio liderando durante toda a competição, e acabou vencendo está primeira etapa do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2015, com muita garra e determinação.
As ondas ficaram na faixa de um metro e boa formação durante os dois dias de competições, contribuindo bastante para o show de surfe da molecada nesta abertura do Vida Marinha Surfing Games 2015.
A final da categoria Open foi uma verdadeira batalha. Nem bem começou a bateria e os atletas já começaram a se movimentar na busca das melhores ondas, e o surfista representante da AFS, Alcides Lopes Neto, prata da casa e profundo conhecedor do pico, não deu chances a seus adversários, e garantiu a vitória na Prainha, surfando muito bem, inclusive marcando os recordes da competição, de maior nota com 9,75 pontos e maior somatória com 18,00 pontos, na grande final.
Na categoria Junior o campeão foi o surfista Gustavo Ramos, também representando a AFS, e o maior pontuador da equipe com 16 pontos. Na categoria Mirim o vencedor foi o surfista Edson de Pra, representante da ABS – Associação de Surf de Barra do Sul. A categoria Iniciantes foi bem disputada e o campeão foi o surfista Guilherme Marques, representante da ASBC – Associação de Surf de Balneário Camboriú.
Na categoria feminino, a campeã foi a catarinense Jacqueline Silva, uma das divas da história do surfe feminino brasileiro, que foi um dos destaques defendendo a bandeira da ASJ – Associação de Surf da Joaquina, nesta primeira etapa do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2015. Na categoria Infantil quem venceu foi Luiz Mendes, representando a ASB, e na categoria Longboard o melhor foi o surfista Josimar Pita, representando a ASBC.
Este ano, o Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2015 terá mais três etapas, e a próxima etapa está marcada para Florianópolis, nos dias 19 e 20 de setembro, em Praia a ser definida, e a última etapa será no sul do estado, em Garopaba, nos dias 21 e 22 de novembro, quando será conhecida a equipe campeã do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2015.
Os vencedores do Banana Wax Combination, que premia as melhores somatórias do evento em cada categoria foram:
Alcides Lopes Neto 18,00 pontos OPEN
Gustavo Ramos 16,25 pontos JUNIOR
João Guerreiro 12,75 pontos MIRIM
Ryan Cordeiro 12,40 pontos INICIANTES
Luiz Mendes 10,25 pontos INFANTIL
Carlos Santos 12,50 pontos MÁSTER
Jacqueline Silva 15,50 pontos FEMININO
Josimar Pita 13,75 pontos LONGBOARD
O Terminal Graneleiro da Babitonga e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul apresentam o Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2015, que conta com o patrocínio da Vida Marinha, do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através do Fundesporte, Fesporte, o apoio do Bar do Banana, Alan Madeira Corretor de Imóveis, Rei do Frango, Pousada da Ilha, Ondulação Atlântida, e a organização da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf e AFS – Associação Francisquense de Surfe, com a divulgação do Site Waves, Jornal Drop e Revista Solto.
RESULTADO FINAL POR EQUIPES – São Francisco do Sul
01º – AFS – São Francisco do Sul 120 pontos
02º – ASJ – Joaquina 115
03º – ASB – Barra do Sul 110
04º – ASG – Garopaba 106
05º – ASI – Imbituba 103
06º – ASBC – Balneário Camboriú 99
07º – ASM – Matadeiro 86
08º – ASPI – Praias de Itajaí 74
09º – AIS – Itapoá 63
10º – ASIS – Ingleses e Santinho 52
11º – ASPR – Praia do Rosa 34
12º – ASESUL – Sul da Ilha 17
RESULTADOS INDIVIDUAIS
OPEN
1º – Alcides Lopes Neto – AFS
2º – Raphael Becker – ASJ
3º – Luan Wood – ASM
4º – Pedro Norberto – ASBC
JUNIOR
1º – Gustavo Ramos – AFS
2º – Mateus Herdy – ASJ
3º – Anderson Junior – ASI
4º – Luan Garcia – AFS
MIRIM
1º – Edson de Pra – ASB
2º – Thomaz Miguez – ASG
3º – João Guerreiro – ASPI
4º – André Esmeraldino – ASBC
INICIANTES
1º – Guilherme Marques – ASBC
2º – Ryan Cordeiro – AIS
3º – Wallace Vasco – ASJ
4º – Ian Casal – ASM
INFANTIL
1º – Luiz Mendes – ASB
2º – Gabriel Junior – ASG
3º – Léo Casal – ASI
4º – Artur Romão – AFS
FEMININO
1º – Jacqueline Silva – ASJ
2º – Gabriela Leite – ASB
3º – Susan Leal – AFS
4º – Vanessa Schimidt – ASBC
MÁSTER
1º – Márcio Leal – Alternate
2º – Jean Thomaz – ASB
3º – Carlos Santos – ASPR
4º – Rodrigo Lins – ASIS
LONGBOARD
1º – Josimar Pita – AFS
2º – Márcio Vilela – ASI
3º – Marcelo Foguinho – ASPI
4º – Otomar Ribeiro – ASG