Catarinense Tainá Hinckel dá show nas ondas de Maresias na 2ª etapa do Circuito Medina/ASM 2016

A nova geração do surf brasileiro deu um novo show nas ondas da Praia de Maresias, em São Sebastião, na 2ª etapa do Circuito Medina/ASM 2016.

Neste domingo (31), as condições do mar melhoraram e os atletas garantiram grandes performances diante de um grande público na areia. Das seis categorias, duas foram vencidas por talentos locais, com Heitor Duarte na sub16, e Caio Costa na sub12. Na sub14, Kauê Germano, da vizinha praia de Juquehy, enquanto que entre os caçulas, a sub10, mais uma vitória de Ryan Kainalo, de São Paulo.

As meninas também fizeram bonito, com a catarinense Tainá Hinckel, hoje a grande promessa da categoria, confirmou o favoritismo na sub16 e também voltou para casa com a melhor nota do evento, 9,5 e a maior somatória, 16,17 pontos de 20 possíveis. Já na sub12, a peruana Arena Rodriguez garantiu a primeira vitória internacional. Destaque também para Sophia Medina, irmã de Gabriel, com o segundo lugar e muita atitude nas ondas de mais de um metro.

Patrocinado pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surf, o Circuito tem como atrativos as passagens aéreas para a Califórnia de premiação e também o convite aos melhores do Circuito, que sejam de Maresias, para participarem da turma inaugural do Instituto Gabriel Medina, em fase de construção e que promoverá treinamentos físicos e técnicos nos mesmos moldes feitos com o ídolo do surf brasileiro, para alcançar o topo do Mundo.

“Mais uma etapa de sucesso, com ondas, participação de grandes talentos da nova geração. Fico feliz em saber que o nosso Circuito está atraindo os melhores e que todos estão motivados com o Instituto. Tivemos ondas muito boas e a molecada mandou muito bem”, destacou o próprio Gabriel Medina. “A aceitação da molecada, inclusive com atletas do exterior, como foi o caso da Arena, do Peru, e do Pietro, da Costa Rica, demonstra a força do nosso Circuito”, reforçou o presidente da Associação de Surf de Maresias (ASM), Alex Leco.

No sábado, a competição começou com ondas pesadas, de 2 metros, indo para o mar somente os mais velhos da sub14 e sub16 masculinas. Já no domingo, o mar alinhou, oferecendo melhores condições. A primeira final no mar foi a sub16, dando uma demonstração dos talentos, com uma disputa acirrada pela vitória e a constante troca de liderança.

Conhecendo bem as ondas locais e com a melhor nota, Heitor levou, mas Daniel Templar, que também chegou à final da sub14, e Pedro Dib, se revezaram na frente. Fernando John John também surfou muito bem e só não conseguiu a ponta, por errar na última manobra de sua melhor onda. “Estou muito feliz, uma vitória maravilhosa. Com fé em Deus, quero ser bicampeão do Circuito. Foco, força e fé”, vibrou Heitor.

Na sub12 feminina, o nível técnico e a emoção continuaram em alta. Sophia Medina saiu na frente, liderava com certa folga, mas Arena virou o resultado. A brasileira recuperou a ponta e na sequência a peruana deu o troco, com um 7,10, empolgando o público. Pamela Mell foi a terceira, seguida de Naire Marques, de Ubatuba. “Foi difícil, porque estava Sophia Medina e também Pamella Mel, super boas surfistas, mas foi muito bem vencer no Brasil”, disse a fã de Gabriel Medina e que veio com a família de férias para o litoral norte paulista.

Depois foi a vez da sub12 masculina e Caio Costa, o Caveirinha, repetiu a vitória da etapa de abertura, demonstrando grande superioridade. Ryan Kainalo foi o segundo, com os santistas Yuri Beltrão e Renan Rodrigues em terceiro e quarto lugares. “Estou muito feliz em poder dar mais um passo para o título. E também tem a vaga no Instituto Gabriel Medina, que será tudo de bom”, comemorou Caio.

Na sub14, Kauê Germano abriu bem e na terceira e quarta ondas garantiu a vitória, com notas 7,43 e 8,33. Daniel Templar, em nova final, voltou a surfar bem, com o segundo lugar, tendo mais dois surfistas sebastianenses completando o pódio, Pedro Bianchini e Sérgio Luan. “Estou felizão e agora é focar na próxima, vir bem confiante e garantir essa passagem para a Califórnia”, festejou.

A penúltima final do dia foi um show de Tainá. Com uma experiência internacional de viagens (só este ano) ao Havaí, Indonésia, Panamá e Peru (onde venceu o Sul-Americano Pro-Júnior em San Bartolo), ela apresentou grande desempenho, com notas 7,33 e 8,17. “Todas as viagens estou conseguindo evoluir bastante. Estou muito feliz em vencer aqui. Nível muito forte. Gosto muito de competir em São Paulo. Desde pequeninha venho para cá. “, comentou a surfista de apenas 13 anos. “É muito treino, dedicação. Quando você ama o que faz, tudo flui”, acrescentou.

O encerramento das disputas aconteceu com os caçulas do evento e Ryan Kainalo em sua segunda decisão, levou a melhor, mantendo 100% de aproveitamento. Guilherme Fernandes, de Ubatuba, foi o segundo, com Murilo Coura, de São José dos Campos em terceiro e Aleab Rosa, mais um surfista ubatubense, em quarto. “Muito bem vencer de novo e agora é já pensar na última etapa para garantir esse importante título”, falou Ryan.

O Circuito terá a 3ª e última etapa nos dias 19 e 20 de novembro, desta vez em frente à sede Instituto Gabriel Medina. Os campeões gerais da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) ganharão passagens aéreas para a Califórnia. Além disso, os quatro primeiros colocados de cada categoria, que sejam de Maresias, serão convidados a integrar a equipe do Instituto Gabriel Medina, além de ganharem pranchas. Nas etapas, são distribuídos troféus e kits.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

 

RESULTADOS DA 2ª ETAPA

SUB16 MASCULINA

1 Heitor Duarte – São Sebastião (Maresias)

2 Pedro Dib – São Sebastião

3 Daniel Templar – RJ

4 Fernando John John – São Sebastião (Maresias)

 

SUB16 FEMININA

1 Tainá Hinckel – SC

2 Julia Camargo – RJ

3 Carol Bonelli – RJ

4 Louisie Frumento – Guarujá

 

SUB14 MASCULINA

1 Kauê Germano – São Sebastião

2 Daniel Templar – RJ

3 Pedro Bianchini – São Sebastião

4 Sérgio Luan – São Sebastião

 

SUB12 MASCULINA

1 Caio Costa – São Sebastião (Maresias)

2 Ryan Kainalo – São Paulo

3 Yuri Beltrão – Santos

4 Renan Rodrigues – Santos

 

SUB12 FEMININA

1 Arena Rodriguez – Peru

2 Sophia Medina – São Sebastião (Maresias)

3 Pamella Mel – São Sebastião (Maresias)

4 Naire Marques – Ubatuba

 

SUB10 MASCULINA

1 Ryan Kainalo – São Paulo

2 Guilherme Fernandes – Ubatuba

3 Murilo Coura – São José dos Campos

4 Aleab Rosa – Ubatuba

Related posts

CAMPEONATO DE SURFE AGITARÁ A BEIRA MAR DO BALNEÁRIO RINCÃO EM JANEIRO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA FECASURF

Altas ondas na última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 na definição dos campeões em São Francisco do Sul(SC).