Elite da base do surfe brasileiro arrebentando em São Chico neste final de semana!

‌Apresentado pela marca Silverbay, a segunda etapa do Circuito CBSurf Junior Tour está reunindo a elite da categoria de sabe do surfe brasileiro na Prainha (praia da Saudade), em São Francisco do Sul, extremo norte catarinense. Eles estão competindo pelas vagas da Seleção Brasileira, que disputará o Mundial Pró-Junior da ISA (Internacional Surfing Association) no final do ano na Califórnia, Estados Unidos.

            A segunda etapa do CBSurf Junior Tour está sendo transmitido ao vivo no canal do Youtube da Silverbay: https://www.youtube.com/watch?v=3ItFAIW3eTE . Amanhã a competição terá a sua primeira chamada as 07:30 da manhã.

 

COMPETIÇÃO

            Hediéferson Junior, atleta de Itapoá/SC, foi o grande campeão da categoria Sub18 na etapa de São Chico em 2018, e nos falou que: “Eu estou muito feliz,  acabei ganhando a etapa de São Chico no ano passado, que foi a terceira, e que neste ano acabou sendo a segunda. O mar está irado! Tem várias ondas boas, um pouco de vento, mas amanhã vai melhorar, parece que o vento vai parar, e a expectativa é muito boas para todos os atletas que ainda estão no evento. Acabei passando já duas baterias hoje e amanhã eu já estou nas quartas-de-final, e estou muito feliz de poder estar aqui competindo este evento irado!”.

            Lucas Vicente Silva (Pipa, Rio Grande do Norte) estava liderando o ranking 2019 na categoria Sub18, mas acabou perdendo em sua primeira bateria, deixando a liderança do ranking em aberto, sendo automaticamente ocupada por Leo Casal (Florianópolis/SC), que estava em segundo e passou a primeira bateria com êxito.

            “Eu vim competir aqui em São Chico, depois de ter ganhado em Itacaré (Bahia) na primeira etapa, vim atrás de uma vaga no Mundial da ISA na Califórnia, mas acabei não me encontrando muito no mar. Eu cheguei bem antes, faz cinco dias que eu cheguei e estou treinando aqui, mas infelizmente na hora da minha bateria acabei não me encontrando e o moleque precisava fazer uma nota e conseguiu faltando 15 segundos para acabar a bateria. Mas pelo que fiquei sabendo o resultado do ranking vai ser definido na terceira etapa”, explica Lucas.

            “Consegui duas boas colocações na primeira etapa do brasileiro na Bahia, estou liderando os dois rankings neste momento, da Sub16 e Sub18, estou muito feliz por estar conseguindo manter uma grande constância de resultados, e vamos com tudo amanhã, e espero que dê certo”, conta Leo, que também era o líder do ranking na categoria Sub16, mas acabou perdendo no segundo round neste sábado, perdendo também a liderança do ranking para o atleta do Paraná, Kainan Meira, que avançou na competição.

            “Estou em busca do título brasileiro e da vaga pro Mundial da ISA. Aqui em São Chico já me dei muito bem na primeira bateria, passei em primeiro. Estou amarradão em estar competindo aqui! Este evento é muito importante para nós da categoria de base, é um bom currículo para mostrar para os patrocinadores!”, conta de forma empolgada o Kainan.

            Neste sábado também foi pra água a primeira fase da categoria Sub14, e todos os quatro primeiros colocados do ranking seguem ativos na competição, defendendo a sua posição ou tentando subir ainda mais no ranking, que está sendo liderado pelo paulista Ryan Kainalo.

O atleta local Heitor Mueller, atual Campeão Brasileiro Sub14, segue vivo na competição e quebrando a vala. “Ta sendo muito irado este campeonato. Massa é que eu estou aqui em casa, com a galera do Brasil inteiro reunida, é muita vibe, é um campeonato de equipes, então a galera de todos os Estados do Brasil vem pra cá, e o campeonato fica mais vibe ainda”, falou Heitor.

            O maior somatório do dia ficou com o paulista Caio Costa, da categoria Sub16, que conseguiu um total de 15.83 pontos. A maior nota ficou com o catarinense Wallace Vasco, que fez uma nota 9,33.

AS MENINAS

            As duas categorias femininas (Sub16 e Sub18) não foram para a água neste sábado, então o mar promete estar florido neste domingo. Julia Duarte gostou disso, dizendo que “as meninas não caíram hoje e eu achei isso muito bom, porque a gente descansou um pouco mais, pra amanhã entrar e ir com tudo”. Julia, de apenas 16 anos, é líder do ranking 2019 na categoria Sub18.

            “Eu estou liderando atualmente o CBSurf. No ano passado eu fui Campeã da Sub18 e fui para o Mundial da ISA, e fui a segunda melhor das meninas. Eu estou bem treinada, vim treinando bastante, gosto deste mar, já ganhei aqui em São Chico, já fiz final, já fiquei em segundo, então eu estou com uma expectativa muito boa porque estou surfando muito bem.”, afirma Julia. “Eu já vim mais de 10 vezes para São Chico, e eu sempre me dei bem, eu sempre gostei desse lugar, tem uma vibe boa, e eu estou feliz!”, finaliza a atleta.

 

A DISPUTA ENTRE EQUIPES ESTADUAIS

Este confronto tem um formato único e tradicional. Além de cinco títulos individuais por categoria, a equipe de cada estado busca se tornar campeão da etapa e ser líder nacional. Para isso, depende dos pontos de todos os surfistas da sua delegação.

Esta é a segunda de três etapas do Circuito 2019. A próxima etapa está prevista para os dias 28 e 29 de setembro, no pico Mar do Macaco, Intermares, Município de Cabedelo, na Paraíba. Este Circuito determina os atletas que da Seleção Brasileira de Surf Pro Junior. Esta seleção defenderá o país no Mundial Pro Junior (ISA World Junior Surfing Championship) no final do ano, nos Estados Unidos.

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

            O evento conta com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A organização do evento junto à ASP (Associação de Surf da Prainha) estarão produzindo um documentário sobre o tema durante toda a semana do São Chico Brasileiro de Surf, para aproveitar o alcance do evento e divulgar nacionalmente o problema. Este produto será uma pequena contribuição do evento perante a causa local.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

REALIZAÇÃO

            A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir  com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e o CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos.

A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango; Pastelaria Enseada; Monteiro Bar e Lanchonete.

FOTOS: Marcio David.

Related posts

Altas ondas na última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 na definição dos campeões em São Francisco do Sul(SC).

CONSULTA PÚBLICA PARA A CRIAÇÃO DAUNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA ONDA DOSUMIDOURO!

CONDIÇÕES ÉPICAS MARCAM O BRAVA CLASSIC 2024 COM SHOW DE TUBOS NA PRAIA BRAVA DE ITAJAÍ!