A terceira etapa do Circuito ASJ encerrou nesse último final de semana a temporada 2021 do surf catarinense em grande estilo na Joaquina. A competição foi marcada por ondas excelentes, baterias eletrizantes e viradas sensacionais nos últimos instantes, com direito a nota 10 na final Open.
O MB Boardshop apresenta Circuito Silverbay Kids and Kings ASJ 2021 valeu 6.000 pontos para o ranking Fecasurf Amador e 2.000 pontos para o circuito ASJ, um dos mais fortes do país. Para muitos foi a última oportunidade de conquistarem os títulos de suas categorias ou subirem no ranking estadual e local.
Essa última etapa coroou todo trabalho realizado durante todo o ano pela diretoria da Associação de Surf da Joaquina, que hoje é referencia quando o assunto é profissionalismo e seriedade relacionados ao surf e aos atletas.
Ixtepôs do Surf disputam etapa.
O termo “Ixtepô” nomina uma pessoa engraçada, atrapalhada, e faz parte de um dialeto local falado pelos Manézinhos da Ilha, que tem sua origem vinda dos açorianos que colonizaram a região nos séculos XVII e XVIII.
O Projeto Ixtepô do Surf foi criado no segundo semestre de 2021, numa parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, SECULT (Secretaria de Cultura e Esporte) e a ASJ (Associação de Surf de Florianópolis). O objetivo é ensinar o surf aos alunos do ensino público das comunidades carentes da cidade, com aulas que acontecem duas vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde.
Crianças de várias comunidades que participam do projeto estiveram sábado na Joaquina, e pela primeira vez na vida participaram de um campeonato de surf. A ASJ criou exclusivamente a categoria Comunidades para os alunos do projeto, que se divertiram na cama elástica, comeram, andaram de jet-ski com a equipe do Cabrera Náutica e disputaram duas baterias no evento, onde o resultado era o que menos importava.
No final eles ganharam pranchas de surf através de doações arrecadadas pela ASJ, camisas do evento, parafinas e alimentos que também foram doados pelos atletas nas inscrições das etapas realizadas pela Associação de Surf da Joaquina neste ano.
“É gratificante ver o sorriso deles em participarem do campeonato e ganharem suas pranchas, brindes e alimentos. Para a maioria dessas crianças, foi a primeira vez que estiveram em um campeonato de surf. Foi uma forma que encontramos de motivar ainda mais essa garotada e continuarem surfando e quem sabe mais pra frente estarem aqui competindo ” declarou Cristiano Melo, presidente da ASJ.
Títulos 2021 definidos na Joaca.
Mais uma vez a praia da Joaquina mostrou o porquê é considerada um dos grandes palcos do surf brasileiro. Foram dois dias com ondas de qualidade, principalmente no domingo, quando as séries chegaram a mais de 1 metro com excelente formação.
Foram realizadas três etapas em 2021, atraindo surfistas de várias partes do país em campeonatos muito bem organizados com excelente premiação e nível técnico. Nessa última etapa foram disputadas 14 categorias, pois a ASJ subdividiu a Adaptados em Masculino, Feminino e Deficientes Visuais, além das baterias de apresentação do Projeto Ixtepô do Surf.
Os primeiros campeões da etapa foram definidos no sábado nublado e de boas condições, com as vitórias de Gustavo Frutuoso na Misto Sub-8 (categoria que estreou no circuito ASJ nesse ano), Cauã Demski na Misto Sub-10 e Kyara Antunes na Feminino Sub-12.
No domingo de sol forte, altas ondas e praia lotada, foi a vez da conclusão das demais categorias, com as vitórias de Ronaldo Silveira na Master, Mateus Vanderling (Local), Yuri Gabryel (Sub-12), Gabriel Ogasahara (Sub-14), Yasmin Dias (Feminino Open), Luciano Nem (Adaptado Masc.), Vitória Diehl(Adaptado Fem.) e Derek Rabelo(Deficientes Visuais).
Caetano Silveira foi um dos destaques da etapa, participando de três finais e vencendo duas. Na categoria Sub-16 o título veio de bandeja, quando o então líder da disputa Gabriel Ogasahara cometeu uma interferência no último minuto, e caindo para a segunda colocação.
Na decisão da Sub-18 Caetano estava conectado com a Joaquina e dominou a maior parte dos 20 minutos de bateria. Faltando cerca de 1 minuto pro término, o surfista Leonardo Bruno (aniversariante do dia) estava na quarta colocação e precisava de 10 pontos para ser campeão.
Ele achou uma excelente esquerda e aplicou três manobras fortes e combinadas, com uma batida de saída, seguida de uma rasgada e finalizando com outra batida (dessa vez na junção) para arrancar 9.17 pontos e bater na trave.
Final da Open entra pra história na Joaca!
O melhor do campeonato (e quem sabe de todo circuito catarinense) ficou guardado para a última bateria da temporada 2021 do Boardshop Circuito , com a antológical final da categoria Open.
O confronto que encerrou o ano foi um verdadeiro show de surf na praia da Joaquina, reunindo quatro excelentes surfistas: do Campeche Ramiro Rubim, Eloin Travisani(Itajaí), Guilherme Santos(Barra da Lagoa) e Takeshi Oyama (praia do Moçambique).
Nos últimos 20 minutos de bateria dessa temporada, Ramiro assumiu a liderança na primeira metade do confronto, colocando notas acima de 8 pontos no somatório, deixando seus oponentes em uma combinação de notas, exceto Guilherme Santos, que precisava de uma onda acima de 9 pontos.
Uma missão quase impossível, mas nem tanto. Faltando pouco mais de 1 minuto, quando tudo parecia definido a favor de Ramiro Rubim, Guilherme Santos foi para o tudo ou nada em uma direita de bom tamanho e executou um aéreo reverse com rotação completa, e conclusão perfeita na base.
NOTA 10 unanime dos juízes e uma virada espetacular que lhe rendeu o título da etapa e colocou essa bateria no panteão do surf catarinense, como uma das melhores disputas do Circuito FECASURF amador e da ASJ de todos os tempos.
“Sabia que estava precisando de uma nota muito alta pra virar a bateria eu tinha que ir pro tudo ou nada. Quando veio a direita, pensei: “tem que ser agora! É minha última chance!”. Quando a onda armou e veio a junção, fui pro aéreo com rotação perfeita e bem alto. Estou muito feliz, pois foi minha primeira nota 10 nas competições” revelou Guilherme Santos, campeão Open da última etapa do ano do Circuito ASJ 2021.
Premiação da etapa.
A premiação dessa última etapa e do circuito ASJ 2021 aconteceram em seguida no Hawaii Joaquina, novo beach bar localizado próximo ao costão da praia. Foram entregues três pranchas produzidas pelo KXO Surfboards, Hot Glass e Graja Surfboards, cinco blocos fornecidos pela Fiberglass, roupas de borrachas da marca Neokai, e troféus e kits recheados com roupas e acessórios oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do circuito.
A On Canvas Tattoo Studio, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis(SC) também premiou os campeões e vices das categorias Open e Local com crédito em tatuagens de R$1.000,00 (mil reais) e R$700,00 (setecentos reais).
A Associação de Surf da Joaquina encerrou mais uma temporada seu calendário de competições com sucesso, e agradece a todos os patrocinadores e apoiadores do circuito por confiarem no trabalho realizado. Também agradece a todos os atletas que vieram de outras cidades e estados para prestigiar os eventos na tradicional praia da Joaquina.
Confira os resultados dessa etapa e os campeões do Circuito MB apresenta Silverbay Kids and Kings 2021.
MB apresenta Circuito Silverbay Kids and Kings ASJ 2021 Apresentação: MB Boardshop Patrocínio: Silverbay, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Ed Pereira, Secretaria de Cultura e Esporte de Florianópolis, Fiberglass, KXO Shaper, Graja Surfboards, Hot Glass Surfboards, Suntech, Cabrera Náutica Hawaii Joaquina e On Canvas Tattoo Studio. Apoio: Tikehau Surfshop, Reefifi Surfshop, Joaquina Surfshop, Surfland Brasil, Neokai Wetsuits, Cris Hotel, Banana Wax, South to South, Restaurante Pedra Careca, Atôa na Jôa Restaurante, Prime.Press07 Assessoria & Comunicação, Curvão Comunicação Visual e Mercado e Panificadora Correia. Realização: Associação de Surf da Joaquina (ASJ) Realização: ASJ – Associação de Surf da Joaquina
O aéreo nota 10 de Guilherme Santos no último minuto da final Open, que lhe rendeu a vitória. Foto: Léo Leão
Yasmin Dias venceu a etapa e o circuito ASJ 2021. Foto: Basilio Ruy/PP07
A sempre animada galera da Associação Surf Sem Fronteiras faz parte dos eventos da ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP07
Cauã Demski venceu as três etapas da categoria Sub-10 e ficou com o título dessa temporada. Foto: Basilio Ruy/PP07
Kaylane Antunes foi a vencedora da Feminino Sub-12 da etapa. Foto: Basilio Ruy/PP07
Pódio categoria Open. Foto: Basilio Ruy/PP07
Pódio Feminino Open. Foto: Basilio Ruy/PP07
Pódio Sub-18 da etapa. Foto: Basilio Ruy/PP07
Gustavo Frutuoso, de Navegantes(SC), escreveu seu nome como o primeiro campeão Sub-8 da ASJ, categoria estreante no circuito deste ano. Foto: Basilio Ruy/PP07
Ramiro Rubim surfou muito na final Open, e quase venceu a categoria. Foto: Léo Leão
Eloin Travisani terminou a etapa na quarta colocação na Open. Foto: Basilio Ruy/PP07
A praticidade da estrutura física da associação usada nas etapas do Circuito ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP07
Criançada do Projeto Ixtepô do Surf dando uma volta de jet-ski com a equipe Cabrera Náutica no sabado de ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP07
Pedro Mergner ficou na semifinal, mas tornou-se campeão da categoria Local ASJ 2021. Foto: Basilio Ruy/PP07
Domingo de verão e altas ondas na Joaca. Foto: Basilio Ruy/PP07
Ronaldo Silveira foi o campeão do ranking ASJ nas categorias Open e Master em 2021. Foto: Basilio Ruy/PP07
Caetano Silveira disputou três finais e venceu duas nesse final de semana na Joaca. Foto: Basilio Ruy/PP07
Gabriel Ogasahara deixou escapar o título da Sub-16 após cometer interferência na final, mas venceu a categoria Sub-14. Foto: Basilio Ruy/PP07
Pódio Sub-16 da etapa. Foto: Basilio Ruy/PP07
Garotada do Projeto Ixtepo do Surf que participou da categoria Comunidades com as pranchas que ganharam no evento. Foto: João Lopes/PP07
Garotada do Projeto Ixtepo do Surf e suas pranchas. ASJ formando cidadões através do esporte. Foto: João Lopes/PP07
Staff da Associação de Surf da Joaquina que fez acontecer mais um circuito ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP07
Murilo Brandt, vice-campeão Sub-18 da etapa. Foto: Basilio Ruy/PP07
Galera do surf adaptado recebendo a doação de uma prancha modelo Medina da ASJ e do shaper Machucho na entrega da premiação no Hawaii Joaquina. Foto: Basilio Ruy/PP07
Derek Rabelo foi campeão da etapa e do circuito ASJ na categoria Deficientes Visuais. Foto: Basilio Ruy/PP07
Galera na entrega da premiação do circuito e da etapa no Hawaii Joaquina nesse domingo a tarde. Foto: Basilio Ruy/PP07
Os belíssimos troféus que foram entregues aos campeões do Circuito ASJ 2021. Foto: Basilio Ruy/PP07
Valeu joaca, até a próxima temporada com mais uma edição do Circuito ASJ. Foto: Basilio Ruy/PP07