Após ficar na liderança boa parte da competição, a Assoc. de Surf de Garopaba não resistiu a superação da Seleção Imbitubense que na penúltima bateria do último dia das Olimpíadas do Surf Catarinense chegou à liderança e ficou com o caneco do evento. Destaque para excelente performance de João Paulo Passarinho que venceu 3 excelentes surfistas na final Pro/Am, bem como, Maya Carpinelli que levou a melhor na Feminino Open
Por Eduardo Rosa/ASI
O Interassociações de Surf 2024, considerado as ‘Olimpíadas do Surf em Santa Catarina’, e que foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Imbituba e Freesurf, terminou neste domingo (08) num dos maiores palcos de surf do Brasil, a praia da Vila, em Imbituba, local que recebeu nada menos que 16 associações de surf vindas de diversas praias e cidades do litoral catarinense. Quase 200 surfistas se reuniram não apenas para competir, mas para manter o espírito do surf, da amizade e da confraternização em alta, com trabalho em equipe e um grande aprendizado para os iniciantes no esporte.
Nas regras de competição, os surfistas que disputam o Interassociações tem um tempo de bateria de 10 minutos, podendo surfar até 3 ondas, e serão computadas as 2 melhores notas. Algo que assusta no começo, se torna tão divertido e competitivo que todos querem vencer e ajudar sua equipe. Familiares de atletas também se fazem presentes não só para torcer, mas para fazer parte de todo aquele cenário.
Mesmo com a chuva fraca que caiu nos dois dias de evento, um bom público comparaceu na praia da Vila para assistir e torcer, e o Interassociações de Surf 2024, evento realizado pela Associação de Surf Imbitubense (ASI) em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), fechou com chave de ouro o ano de 2024 do surf catarinense. Ondas na faixa de meio a um metro de altura serviram de pista para as melhores performances nos dois dias de evento.
Veja como foi
João Paulo Passarinho leva a melhor na Pro/Am e ASI conquista mais um Interassociações de virada na penúltima bateria
A Associação de Surf de Garopaba (ASG) liderou o Interassociações de Surf 2024 por equipes desde o início da competição – como descrito pelo Surfemais em matéria anterior -, logo após o termino do evento no sábado (07), tendo a ASI em sua cola até metade do domingo (08) último dia do evento. Durante o domingo, a Associação de Surf do Matadeiro (ASM), e atual Bicampeã da competição, ensaiou uma reação, chegado algumas vezes a liderar a medida que a competição avançava.
A ASI chegou a ficar na 4º colocação por equipes em dado momento, mas a partir da final da categoria Longboard, com a vitória de José Fernando Silvano para a seleção imbitubense, a equipe da ASI voltou a colar nas líderes ASG e ASM, naquele momento. Quando Luiza Rosa Teixeira conquistou a segunda colocação na final e penúltima bateria do dia, na Open Feminino, uma vitória na última bateria do evento, a final Pro/Am, entregaria a taça para a ASI.
E foi isso mesmo que aconteceu, a lenda do surf imbitubense, João Paulo Passarinho, fez uma final épica contra ninguém menos que, Mateus Herdy (3º), Santiago Muniz (2º) e Lucas Haag (4º). Mesmo com a maior nota da bateria, um 7,50 pontos, Herdy, um dos maiores destaques do evento, não conseguiu o 3,95 pontos que precisava para virar a bateria.
Santiago Valenzano (ASPR) supera Lucas Costa (ASI) na Sub18 e Maya Carpinelli (ASG) a Luiza Rosa Teixeira (ASI) na Open feminino
As últimas baterias do último dia das Olimpíadas do Surf Catarinense, as finais, estavam reservadas as maiores emoções do evento. Mesmo algumas entidades não tendo chances de alcançar mais os líderes, se faziam presentes a praia para torcer por seus atletas. Santiago Valenzano da Assoc. de Surf da praia do Rosa (ASPR) deu um susto na Campeã da edição de 2024, a anfitriã ASI, ao vencer a Sub18. Mesmo assim, a pontuação de Lucas Costa (2º) foi de grande importância para o placar geral.
Já Maya Carpinelli (ASG) conseguiu manter o foco e a liderança ponta a ponta na final Open Feminino. Luiza ainda ensaiou uma aproximação no meio dos 10 minutos de bateria mas, não foi suficiente para colocar a mão na taça. Mesmo assim, a árdua aproximação da ASI à líder ASG estava se confirmando nas últimas baterias.
Yuri Gabriel (ASM) vence a Sub16 e Maya Reis (ASG) supera Kyara Antunes (ASP) na Sub14 Feminino
O domínio da ASG continuava enquanto Yuri Gabriel (ASM) vencia na final Sub16, Lucas Rodrigues da Assoc. de Surf das praias do Luz e Ibiraquera (ASLI), Natan Rosa (ASI) e Enzo Braga (ASG). Com um 7,76 e uma nota 6,00 pontos, ele dominou a bateria com um dos maiores somatórios do evento. Já Kyara Antunes, da Assoc. de Surf da Prainha (ASP), fez de tudo para vencer a final Sub14, mas quem ficou com o título e a comemoração emocionada foi Maya Reis (ASG).
Ryan Prieto (ASM) e Heitor Alves (ASLI) vencem a Sub14 e Máster, respectivamente
O ex-integrante do da primeira divisão do surf mundial da World Surf League (WSL), Heitor Alves (ASLI) mostrou porque é um dos melhores competidores do país. Com scores na casa do ótimo e excelente, um 8,00 e um 6,75 pontos, levou a melhor na Máster sobre Caetano Vargas (2º), da Assoc. de Surf Itapoense de Surf (AIS), Ronaldo Silveira (3º), da Assoc. de Surf da Joaquina (ASJ) e Fernando Júnior (4º) da Associação Navegantes Surf Clube (ANSC).
Já Ryan Prieto (ASM) não deu mole para o Campeão Imbitubense de Surf 2024, Michel Demétrio da Assoc. de Surf do Campeche (ASC), que não encontrou uma boa segunda onda. Naquele momento o mar era afetado pelo aumento do vento sul/sudeste que soprava na praia da Vila.
Keoni Truz (ASBC) se recupera da derrota na semifinal da Sub12, Luciano Nem (ASJ) leva a Adaptados e Guilherme Goulart (ASM) vence a a Sub10
Keoni Truz, que chegava as suas baterias escoltado pela numerosa equipe da Assoc. de Balneário Camboriú (ASBC), assim como todos os outros integrantes da equipe, logo após um tropeço na semifinal da categoria Sub12, quando deixou a vitória escapar após Luca Messenger (ASC) aplicar uma nota 8,50 pontos, Keoni não deixou que repetisse a dose na grande final, quando deixou o mesmo Luca na 4ª colocação.
Na Adaptados, Luciano Nem (ASJ) levou a melhor sobre Martin Bidegain (ASPR), Energia (ASPI) e Fidel Teixeira (ASC). E o Campeão Imbitubense de Surf em 2024, Guilherme Goulart (ASM), venceu na final Sub10 do Interassociações de Surf 2024, três dos seus principais adversários na última edição do Imbitubense de Surf, Cauã Miguel (ASI), Keoni Zanoni (ASG) e Kainoa Wisbeck (ASP).
Com estilo e sutileza nas manobras, José Fernando (ASI) venceu todas as baterias na Longboard
Irretocável, o longboarder José Silvano (ASI) foi implacável na disputa e venceu as três baterias que disputou no Interassociações de Surf em Imbituba. Na final, ele mostrou sutiliza e estilo nas manobras, e deixou na segunda colocação, Gabriel Mendonça (ASF), Michel Messenger (ASC) em terceiro e Josimar Pita (ASBC) na quarta colocação. Além disso, foi o surfista da equipe ASI que iniciou a virada para o titulo do Interassociações 2024 para Imbituba.
Interassociações 2024: As Olimpíadas do Surf Catarinense
O Interassociações de Surf 2024 foi um evento por equipes e que é considerado as ‘Olimpíadas do Surf estadual’, foi realizado pela Associação de Surf Imbitubense (ASI) e Federação Catarinense de Surf, apresentado pela Freesurf e Prefeitura Municipal de Imbituba, teve o Patrocínio da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizza, Bonavista Imóveis, Fisiolife, Churrascaria Boi Preto, Fertisanta, Joalheria e Ótica Eduardo, Trench Town, Gringo Som, Sul Norte, DNMCA e Serra Morena.
O apoio ao Interassociações de Surf 2024 foi da Mormaii, Manga Wax, Porto Board Shop, Cerpalo, Pauta, Única Imagem, Manenti Supermercados, Anel MF, Jet Pool, Komprão, Sulgesso, ILP, Goodcare, Atacado Aguiar, Gonçalves Pacheco Faustina e Batisti, Sanitary, DME, LPA e NZ Sport.
Resultados do Interassociações 2024
Sub10
- 1º Guilherme Foulart (ASM)
- 2º Cauã Miguel Pereira (ASI)
- 3º Keoni Zanoni (ASG)
- 4º Kainoa Wisbeck Heil (ASP)
Sub12
- 1º Keoni Truz (ASBC)
- 2º Samuel Couto (ASG)
- 3º Miguel Pereira (ASPM)
- 4º Luca Messenger (ASC)
Sub14
- 1º Rian Prieto dos Reis (ASM)
- 2º Michel Demetrio (ASC)
- 3º Lucas Miguel (ASJ)
- 4º Noah Teixeira (ABS)
Sub16
- 1º Yuri Gabriel (ASM)
- 2º Lucas Rodrigues (ASLI)
- 3º Natan Rosa (ASI)
- 4º Enzo Braga (ASG)
Sub18
- 1º Santiago Valenzano (ASPR)
- 2º Lucas Costa (ASI)
- 3º João Rafael (ASJ)
- 4º Esdras Morais (ASM)
Pro/Am
- 1º João Paulo Abreu (ASI)
- 2º Santiago Muniz (ABS)
- 3º Mateus Herdy (ASJ)
- 4º Lucas Haag (ASM)
Máster
- 1º Heitor Alves (ASLI)
- 2º Caetano Vargas (AIS)
- 3º Ronaldo Silveira (ASJ)
- 4º Fernando Junior (ACN)
Longboard
- 1º José Fernando (ASI)
- 2º Gabriel Mendonça (ASF)
- 3º Michel Messenger (ASC)
- 4º Josimar Pita (ASBC)
Open Feminino
- 1ª Maya Carpinelli (ASG)
- 2ª Luiza Rosa Teixeira (ASI)
- 3ª Ane Leite (ACN)
- 4ª Vitoria Valenzano (ASPR)
Sub14 Feminino
- 1ª Maya Reis (ASG)
- 2ª Kyara Antunes (ASP)
- 3ª Kauanny de Souza (ACN)
- 4ª Valentina Zanoni (ASPI)
Adaptados
- 1º Luciano Nem (ASJ)
- 2º Martin Bidegain (ASPR)
- 3º Energia (ASPI)
- 4º Fidel Teixeira (ASC)
Pontuação Final por equipes 2024
- 1º ASI – Imbituba 117
- 2º ASG – Garopaba 110
- 3º ASM – Matadeiro 109
- 4º ASJ – Joaquina 95
- 5º ACN – Navegantes 93
- 6º ASC – Campeche 88
- 7º ABS – Bombinhas 86
- 8º ASP – Prainha 82
- 9º ASLI – Luz/Ibiraquera 80
- 10º ASPR – Rosa 76
- 11º AIS – Itapoá 73
- 12º ASBC – Balneário Camboriú 72
- 13º ASF – Ferrugem 69
- 14º ASPI – Itajaí 63
- 15º ASPM – Praia Mole 62
- 16º ASL – Laguna 56