Além das seis medalhas individuais, Japão fatura o inédito ouro por equipes no Mundial Júnior da ISA. Brasil termina Mundial em 7º
Com seis medalhas individuais e direito a dobradinha na categoria Sub 18, o Japão faturou o inédito ouro por equipes no Vissla ISA World Junior Championship, encerrado no último domingo (4), em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Potiguar Mateus Sena e catarinense Tainá Hinckel por pouco não chegam as finais no domingo.
Japão leva a melhor
Keanu Kamiyama e Joh Azuchi garantiram os dois lugares mais altos do pódio na Sub 18 e foram os principais responsáveis pela conquista japonesa. O Brasil não teve nenhum representante no dia decisivo do Mundial Sub 18. Na Sub 16, a vitória ficou com o aussie Grayson Hinrichs, que ajudou a levar o seu país ao terceiro lugar no ranking por equipes. Os norte-americanos Kade Matson (2º) e Levi Slawson (3º) e o japonês Riaru Ito (4º) completaram o pódio.
Entre as meninas, vitória para a alemã Rachel Presti na Sub 18, com a havaiana Keala Tomoda Bannert em segundo, a japonesa Minami Nonaka em terceiro e a também havaiana Summer Macedo em quarto. Já na Sub 16, a norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 13 anos, faturou o título e levou os EUA ao vice-campeonato por equipes. As japonesas Shino Matsuda (2ª), Sara Wakita (3ª) e a espanhola Lucía Machado completaram a final.
Seleção Brasileira termina em 7º por equipes
Únicos representantes do Brasil, o potiguar Mateus Sena e a catarinense Tainá Hinckel perderam no último sábado (3) e deram adeus ao Vissla World Junior Championship, o Mundial Sub 18 da ISA. Com isso, o Brasil ficou sem representantes no domingo decisivo em Huntington Beach (EUA) e fora do pódio nas quatro categorias do evento: Sub 18 (Masculino e Feminino) e Sub 16 (Masculino e Feminino).
Entre as mulheres, Tainá Hinckel chegou a avançar uma bateria no último sábado, mas foi barrada nas quartas de final da repescagem e terminou o evento na 11ª posição da Sub 16. Já Mateus Sena foi até a semifinal da repescagem, mas terminou a disputa em terceiro e despediu-se dos EUA na sétima colocação. Tainá e Sena foram os melhores representantes do Brasil no evento.
Catarinenses representam em Huntington Beach
Os catarinenses, Luiz Mendes, Heitor Muller, Leo Barcelos e Tainá Hinckel, bom como o técnico da seleção, Balu Schoeder, que compunham a equipe CBSurf, representaram muito bem nosso país, bom como nosso estado, dentro de uma das competições mais fortes do mundo do surf, e que já revelou grandes nomes do surf mundial.
Desde já a Fecasurf agradece a todos e volta agora suas atenções para a disputa do Titulo Brasileiros CBSurf por equipes, bem como os títulos individuais ainda em disputa, e os eventos realizados pela Fecasurf no estado.
Resultado oficial do Vissla ISA World Junior Championship 2018
Sub 18
Ouro – Keanu Kamiyama (JPO)
Prata – Joh Azuchi (JPO)
Bronze – Luke John Slijpen (AFR)
Cobre – Cole Houshmand (EUA)
21º – Daniel Adisaka (BRA)
21º – Leonardo Barcelos (BRA)
41º – Leonardo Berbet (BRA)
Sub 16
Ouro – Grayson Hinrichs (AUS)
Prata – Kade Matson (EUA)
Bronze – Levi Slawson (EUA)
Cobre – Riaru Ito (JPO)
7º – Mateus Sena (BRA)
21º – Luiz Mendes (BRA)
49º Heitor Mueller (BRA)
Sub 18 Feminino
Ouro – Rachel Presti (ALE)
Prata – Keala Tomoda Bannert (HAV)
Bronze – Minami Nonaka (JPO)
Cobre – Summer Macedo (HAV)
22º – Julia Duarte (BRA)
25º – Isabela Saldanha (BRA)
25º – Anne dos Santos (BRA)
Sub 16 Feminino
Ouro – Caitlin Simmers (EUA)
Prata – Shino Matsuda (JPO)
Bronze – Sara Wakita (JPO)
Cobre – Lucía Machado (ESP)
9º – Tainá Hinckel (BRA)
37º – Sophia Medina (BRA)
43º – Maju Freitas (BRA)
Equipes
Ouro – Japão
Prata – EUA
Bronze – Austrália
Cobre – Havaí
5º – França
6º – Espanha
7º – Brasil