Mar grande define campeões no Maresia Sul Catarinense de Surf no Farol de Santa Marta (SC)

 
Diferente do sábado quente e abafado, o domingo decisivo sofreu uma mudança brusca no tempo com a chegada do vento sul. O mar confirmou a previsão, com as séries chegando até 1,5 metros e formação um pouco balançada, mas mantendo a qualidade das ondas para as finais.

Raphael Becker desfilou sua experiência nas competições e esteve em duas finais no evento. Foto: Basilio Ruy

Esta etapa realizada no Farol foi um verdadeiro desafio e uma grande experiência em toda sua logística, para este novo formato introduzido pela Fecasurf em seu circuito amador, o SC QS 6000. Além de valer pontos para o estadual, os surfistas também pontuaram para o sul catarinense, circuito que vem movimentando o litoral sul do Estado, com a previsão de muitos campeonatos de alto nível na região.
¨Competir no paraíso tem seus desafios, e a realização de eventos em praias dessa natureza, como é a Praia do Cardoso não é diferente, é o chamado Evento Challenge¨
O grande número de inscritos, que totalizou 154 competidores, é recorde para o ano de 2017. Um grande numero de competidores não é em si um grande problema, porém a partir da quarta-feira  anterior ao evento, as previsões começaram a preocupar a comissão técnica da Fecasurf, o mar mostrava uma reação a partir da metade do sábado e mar com tamanho e vento no domingo, o que obrigou a Fecasurf e os organizadores locais a planejar um Double Bank (palanque duplo) para acomodar as categorias de base antes que o mar chegasse a seu auge.
 
Um pequeno inconveniente no início do dia obrigou o atraso do início de competição no sábado, e para completar uma tempestade elétrica paralisou o evento por um tempo considerável no meio da tarde de sábado, obrigando novamente a direção de prova a utilizar um segundo palanque para o Domingo.
No domingo a Prainha, que apresentava ondas menores, porém perfeitas devido ao vento terral de sul, recebeu as categorias Petiz, Infantil, Adaptados e a Feminino Infantil, Feminino Iniciantes (categorias novas no circuito), Feminino Junior e Feminino Open. As demais categorias continuaram se enfrentando na praia do Cardoso, onde estava a estrutura principal.
 
O alto nível das performances apresentadas em muitas categorias ditou o ritmo na competição. Nomes importantes no esporte estavam presentes, mesclando a nova geração com surfistas que fizeram história no surf catarinense. Atletas como Raphael Becker (duas vezes campeão catarinense profissional), Álvaro Bacana, Roni Ronaldo, entre outros, estavam presentes nesta etapa, valorizando ainda mais o evento.
 

Finalistas da categoria Feminina Infantil, uma das novidades no Circuito Catarinense de Surf Amador, SC QS 6000. Foto: Basilio Ruy
Algumas finais chamaram a atenção, como a vitória incontestável de , local da praia Brava de Florianópolis, na decisão da .
Ele colocou quase todos seus adversários em combinação para festejar o título.
Quem também se deu bem com seus resultados foi o paranaense , primo do ex-top mundial Jihad Kodr. O garoto venceu as categorias , levando uma bela premiação para Matinhos (PR).
 
Em três categorias do foi soberana, sagrando-se campeã da etapa.
Na categoria Feminino Infantil, Gabriely Vasque levou a melhor nesta categoria que fez sua estreia no circuito da Fecasurf, este ano.
Tayron da Silva rumo à sua primeira vitória na categoria Junior do Circuito Catarinense de Surf Amador. Foto: Basilio Ruy
fez seu “debut”, conquistando sua primeira vitória na , quando ele virou o resultado a seu favor no último minuto da decisão.
 
A categoria é sempre uma superação por parte de seus competidores, que independente do resultado, todos são verdadeiros campeões pela vontade de surfar e competir. Desta vez o título foi para Itajaí (SC), com .
 , aniversariante do dia, teve dois belos presentes vencendo as categorias .
 
Na última final do evento, o local mostrou determinação e foco para vencer nomes de peso como Raphael Becker, Álvaro Bacana e Eloin Travisani e sair com o título da
A próxima etapa do SC QS 6000, também válida pelo circuito Sul Catarinense de Surf, acontece em Garopaba (SC), nos dias 18 e 19 de março, com local a definir. Será mais um evento reunindo os melhores surfistas do sul do país em ondas sensacionais na capital do surf em Santa Catarina.
 
1º- Edmilson Eufrásio
2º- Eloin Travisani
3º- Raphael Becker
4º- Álvaro Bacana
1º- Tayron da Silva
2º- Wallace Vasco
3º- Anderson Junior
4º- Ignácio Gundesen
1º- Kainan Meira
2º- Wallace Vasco
3º- Guilherme Marques
4º- Ian Casal
1º- Kainan Meira
2º- Arthur Romão
3º- Patrick Plachi
4º- Gabriel Junior
1º- Jorge Correa
2º- Raphael Becker
3º- Roni Ronaldo
4º- Álvaro Bacana
Petiz
1º- Anuar Chiah
2º- Davi Glazer
3º- Artur Darela
4º- Matheus dos Santos
Infantil
1º- Anuar Chiah
2º- Caetano Silveira
3º- Noah Machado
4º- Takeshi Oyama
1ª- Yasmin Dias
2ª- Manu Pacheco
3ª- Fernanda Espíndola
4ª- Ângela Carolina
1ª- Yasmin Dias
2ª- Ariela Andrade
3ª- Manu Pacheco
4ª- Manu Ronnau
1ª- Yasmin Dias
2ª- Ariela Andrade
3ª- Anita La Greca
4ª- Luara Mandeli
1ª- Gabriely Vasque
2ª- Sofia Rocha
3ª- Kiany Hyakutake
4ª- Luara Mandeli
1º- Jonathan Borba
2º- Robson Gasperi
3º- Nen
4º- Gelder

Related posts

Campeões da 2ª etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 definidos em Balneário Camboriú(SC).

São Francisco do Sul será a Capital Nacional do Surfe com Taça Brasil e Dream Tour da CBSurf

2ª ETAPA CATARINENSE DE LONGBOARD