São Francisco do Sul consagrou herói local, Tainá Hinckel levou as duas categorias femininas, Ryan confirma a ótima fase e Caio Costa detona as ondas da Prainha de São Chico!
Sub14 Masculina ficou novamente com SP, nas mãos de Ryan!
Na primeira etapa de 2019 o paulista Ryan Kainalo tinha ganhado a sua primeira etapa em campeonatos brasileiros da sua carreira. Após o evento, ele passou uma temporada treinando na Indonésia e chegou um pouco antes desta etapa. O treinamento deu resultado e ele foi o Campeão em São Chico também, aumentando a distância dos seus adversários no ranking. Mais dois paulistas subiram ao pódio: Sunny Pires (2º) e Guilherme Fernandes (4º), com um paranaense ocupando a terceira colocação (Anuar Chiah – 3º).
“Cheguei agora da Indonésia e treinei muito lá, consegui aqui pegar duas ondas na final pra me consagrar Campeão. Eu to muito feliz de ter ganhado a primeira etapa na praia da Tiririca, e agora conseguir manter 2.000 pontos. Me da muita confiança pra essa última etapa e pra conseguir o título”, diz o Campeão Sub14.
Primeiro passo de Tainá: Sub16
Uma final marcada pelas Interferências. Na primeira onda da bateria, Isabela Saldanha fez uma interferência em cima da Sophia Medina. No meio da bateria, Sophia retribuiu a interferência em cima de Isabela. Desta maneira, as duas atletas tiveram a sua segunda melhor nota prejudicada. Quem aproveitou a situação foi a atleta Tainá Hinckel, que foi a grande Campeã da categoria. Na segunda colocação ficou Isabela Saldanha e em terceiro lugar Sophia Medina. Mariana Areno (RJ) estava contundida e não competiu nesta final, ficando com a quarta posição.
A catarinense Tainá Hinckel estava arrebentando mesmo nesta etapa. Levou a Sub18 também, dominando de fato as duas categorias do gênero feminino do Circuito. Deu duas vitórias à equipe Catarinense para a disputa entre equipes. Na segunda colocação ficou Maju Freitas (RJ), deixando Julia Duarte (RJ) em terceiro e Naire Marquez (SP) em quarto.
Deu São Paulo em Santa Catarina, com Caio Costa na Sub16
Caio Costa arrebentou as ondas da Prainha e foi o grande Campeão da categoria Sub16. O local Heitor Mueller mostrou que conhece bem a onda de casa e conquistou o segundo lugar. Luiz Mendes, da cidade vizinha Barra do Sul, ficou em terceiro e o Paranaense Kainan Meira em quarto.
“Estou muito feliz de vencer aqui na Prainha, ontem eu consegui apresentar um bom surfe, agora na final novamente. Já tive outros bons resultados aqui, já venci outra vez, e estar aqui de novo, vencer novamente, é incrível! Só tenho a agradecer a todos os meus patrocinadores e vamos para a próxima! Agora eu entro na briga pelo ranking de novo!”, comemora Caio após o resultado.
Heitor Mueller botando ordem em casa! Sub18 ficou com atleta Sub16!
Outro catarinense que estava quebrando tudo era Heitor Mueller, que em sua segunda final do dia, após consagrar-se Vice-campeão na categoria Sub16, executou um aéreo sinistro, tirou a nota 8,17 e assumiu a liderança da bateria, segurando a vantagem e sagrando-se o grande Campeão da categoria Sub18. Leo Casal ficou em segundo, com Diogo Santos em terceiro e Mateus Sena em quarto. Heitor é o atual Campeão Brasileiro Sub14, e este ano está disputando as categorias Sub16 e Sub18 do CBSurf Junior Tour.
“Eu estou muito feliz em ter levado a Sub18, foi uma virada eletrizante, todos os outros três participantes estão de parabéns, surfam de mais! Eu to muito feliz e é isso ai!” , fala de forma eufórica o herói local da Prainha.
Homenagem e luto ao ‘Fanta’
Reiginaldo Ferreira (Presidente da FECASURF) pediu um minuto de silencio durante a cerimônia de premiação. O objetivo foi homenagear o surfista Fernando Moura (o Fanta) e o seu pai Volnei Gomes de Moura. Ambos faleceram recentemente de infarto.
“Foi um golpe para todo mundo, não só o Fanta, mas o pai dele também veio a falecer no mesmo dia, então a gente queria deixar esta homenagem a este grande surfista aqui de Santa Catarina. Realmente Santa Catarina está em luto, apesar deste evento, destas vitórias, mas nós estamos muito consternados com o falecimento do nosso amigo e grande surfista Fanta”, falou Reiginaldo. “Esta premiação é para você Fanta!” declarou Adalvo, Presidente da CBSurf.
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
O evento conta com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.
Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Bahia da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A organização do evento junto à ASP (Associação de Surf da Prainha) estarão produzindo um documentário sobre o tema durante toda a semana do São Chico Brasileiro de Surf, para aproveitar o alcance do evento e divulgar nacionalmente o problema. Este produto será uma pequena contribuição do evento perante a causa local.
A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.
REALIZAÇÃO
A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e o CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos.
A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango; Pastelaria Enseada; Monteiro Bar e Lanchonete.
FOTOS: Marcio David.
RESULTADOS
1º Ryan Kainalo (SP)
2º Sunny Pires (SP)
3º Anuar Chiah (PR)
4º Guilherme Fernandes (SP)
FEMININA SUB16
1º Tainá Hinckel (SC)
2º Isabela Saldanha (SP)
3º Sophia Medina (SP)
4º Mariana Areno (RJ)
FEMININA SUB18
1º Tainá Hinckel (SC)
2º Maju Freitas (RJ)
3º Julia Duarte (RJ)
4º Naire Marquez (SP)
MASCULINO SUB16
1º Caio Costa (SP)
2º Heitor Mueller (SC)
3º Luiz Mendes (SC)
4º Kainan Meira (PR)
MASCULINO SUB18
1º Heitor Mueller (SC)
2º Leo Casal (SC)
3º Diogo Santos (BA)
4º Mateus Sena (RN)