ESCLARECENDO ASPECTOS DA NOVA ORLA
A obra de alargamento da praia Central possui diversas particularidades que desperta a curiosidade dos frequentadores (locais e turistas). Dúvidas como: O que foi feito? Como está se comportando a praia? Como ficará a onda? Haverá implantação de dunas e de vegetação fixadora? Alterou em algo a vida marinha local? Houve alteração nos resíduos presentes na água? Como ficou a limpeza pública da nova orla?
Com tantas dúvidas pertinentes, o Circuito Surf Talentos Oceano reunirá novamente em seu ‘Espaço Consciência’, algumas das instituições e projetos locais que atuam nas pautas relacionadas às obras de alargamento na praia Central de Balneário Camboriú.
EMPRESA CARUSO
A Caruso Soluções Ambientais & Tecnológicas é a empresa responsável pela execução do monitoramento ambiental da obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú.
Os programas ambientais envolvem monitoramento do meio físico, biótico e socioeconômico. A equipe técnica da empresa estará presente no evento com uma exposição que auxiliará na compreensão destes fatores na nova orla.
EMPRESA IGARA
A Igara Engenharia Ambiental foi a empresa vencedora do processo licitatório para implantação de dunas embrionárias na Praia Central de Balneário Camboriú(SC). A restinga está prevista no projeto de reurbanização da orla da praia.
A ideia é que a vegetação fique entre a areia e o novo calçadão. Será uma obra sem precedentes para a região. A equipe técnica da empresa estará presente no evento com um pequeno viveiro que auxiliará na compreensão da implantação das dunas embrionárias e da vegetação de restinga nesta nova orla.
OCEANIC AQUARIUM
A equipe técnica da empresa estará presente no evento com o objetivo de apresentar informações sobre a vida aquática da região, além de incentivar a visitação desta importante ferramenta de valorização e educação ambiental (o aquário).
LABORATÓRIO DE MERGULHO CIENTÍFICO DA UNIVALI
A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, preocupada com a qualidade de sua orla, lançou um chamamento público pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O objetivo é identificar os pontos críticos de escape de resíduos, e limpeza dos seus costões, com a quantificação dos resíduos coletados.
A equipe técnica do laboratório estará presente no evento com o objetivo de apresentar informações científicas sobre os resíduos encontrados e retirados de 13 costões de Balneário Camboriú.
RECICLA BC – SMMA
Recicla BC foi um Programa idealizado no ano de 2018 e que atualmente virou uma Política Pública Municipal de Balneário Camboriú, fortalecendo um dos mais bem sucedidos programas brasileiros de coleta de resíduos para reciclagem.
A Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú participará do evento oferecendo um Ponto de Entrega de Resíduos Recicláveis, divulgando o novo aplicativo do RECICLA BC e disponibilizando diversos brindes para brincadeiras com o público presente.
PROJETO KEEP THE OCEAN BLUE
É um projeto de responsabilidade socioambiental da empresa OCEANO SURFWEAR, que reúne diversas iniciativas de preservação e conscientização ecológica. São ações de limpeza em praias e espaços naturais, palestras e atividades nas escolas, práticas mais sustentáveis na fábrica e uma linha de camisetas produzidas a partir de garrafas PET.
O Projeto Keep The Ocean Blue visa mostrar que é possível utilizar os recursos naturais do planeta de forma mais inteligente e consciente.
O projeto estará junto ao evento realizando seu tradicional Quiz Oceano Surfwear, e auxiliando na sensibilização, conscientização e educação da nova geração do surf.
Também será promovida uma ação de plantio de mudas de árvores nativas com o objetivo de compensar os gases de efeito estufa relacionados ao evento.
ONG ECO LOCAL BRASIL
A Eco Local Brasil é uma ONG criada em 2002 com o objetivo de realizar limpezas de praia. Atualmente a ONG também promove palestras em escolas e parcerias para a criação de linhas de produtos fabricadas a partir de matéria prima das suas atividades de limpeza de praia.
A ONG participará do evento comandando uma ação de limpeza de praia no sábado (19) pela manhã, além de expor alguns produtos produzidos com a matéria prima fruto de suas ações.
PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES PARA COMPENSAR GASES
O Projeto Keep The Ocean Blue abrirá as ações socioambientais da competição com um plantio de mudas de árvores nativas. Desta maneira, o evento não contribuirá para a problemática do Aquecimento Global.
Para a ação de plantio o projeto convidará alguns atletas que competem no circuito, além de crianças locais de Balneário Camboriú. A atividade será realizada em um local indicado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Este plantio é relacionado ao Selo CarbonOk®, que é um Programa de Neutralização de Carbono em que o Surf Talentos aderiu desde 2018, quando o Circuito inventariou as suas emissões de GEE e busca compensá-las desde então por meio do plantio de árvores nativas.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – SGA
O Circuito Surf Talentos Oceano possui um SGA completo e personalizado desde 2018, elaborado e executado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emite ART junto ao Conselho de Biologia.
Este SGA é composto por diversos Programas Ambientais, que visam controlar e mitigar os impactos negativos (resíduos, pisoteio de vegetação, etc) e potencializar os impactos positivos (educação ambiental, integração social, etc).
Todos os anos este SGA passa por um processo de melhoria contínua, visando adapta-lo cada vez mais ao mundo do surf.
Oceano Surf WearPatrocínio:
Surfland Brasil e Mini KalzonePatrocínio Local:
Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú
Apoio: Freak Surf Skate, Silverbay, Lord, Sibon Sharters
Ações Socioambientais:
Keep The Ocean Blue e Ecolocal Brasil
Cobertura: RBdreams Sport Solutions
Homologação: Fecasurf e ASBC
Uma realização Swell Eventos
Edição de Texto: João Lopes- Jornalista
Fotos: Márcio David