O Papai Noel chegou mais cedo para Yuri Gonçalves, surfista de Garopaba que corre WQS. Às vésperas do Natal ele venceu a etapa Portonave Surf PRO Navegantes e, de quebra, ainda ficou em segundo no Catarinense da Federação Catarinense de Surf – FECASURF. “Eu fico muito feliz em competir no meu Estado. Ganhar, então, é melhor ainda. Temos poucos campeonatos aqui”, comentou Yuri. O campeão Catarinense foi Luan Wood.
O paulista Igor Morais também não tem o que reclamar. Ele foi consagrado campeão brasileiro do ranking da ABRASP – Associação Brasileira de Surf Profissional. Para Igor, a experiência foi única. “Foi a primeira vez que surfei aqui e gostei demais. É uma honra comemorar o título em Navegantes”, destacou.
Na categoria amador local, David Soares levou o título. No adaptado o vencedor foi Jonathan Borba. Quem levou a melhor na disputa do Feminino foi Andressa Carvalho. Sábado rolou a bateria para os atletas surfistas da Portonave. O vencedor foi Pedro Mendonça, técnico de Segurança do Trabalho na empresa.
A etapa reuniu mais de 90 atletas nos três dias de evento – 20 a 22 de dezembro. A realização foi da Evolua Clínica Esportiva. Segundo Kelly Schiestl, da Evolua, “foi uma oportunidade de estar ao lado da Portonave para fazer acontecer algo de bom pelo esporte nacional e local, pensando no profissionalismo dos atletas que vivem em busca de etapas para apresentar seu trabalho”. Rodrigo Frutuoso, diretor de prova, comenta que, na visão dos atletas, foi considerada a melhor etapa do circuito brasileiro de surf profissional deste ano.
Para Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente Administrativo da Portonave, a avaliação é muito positiva. “Realizamos não só uma etapa do Brasileiro e Catarinense profissional de surf, mas também fizemos um evento de diversidade e inclusão. Além das provas amador, Portonave, adaptado e feminino, contamos com demonstração de projetos sociais como o Surf Sem Limites e o Surf nas Escolas”. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Eduardo Mafra, enaltece a realização de um evento como este na cidade: “Navegantes tem vocação para o surf e uma etapa deste porte só reforça nossa tradição. A prefeitura se orgulha em participar”, disse.
Um dos destaques na Portonave Surf PRO Navegantes foi a sustentabilidade. Este foi um evento “aterro zero”. Nos dois primeiros dias foram mais de 300 quilos de resíduos descartados corretamente. No sábado aconteceu uma ação de limpeza de praia, uma parceria com a ONG Eco Local.
A Portonave Surf PRO Navegantes foi um evento apresentado pela Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, com realização da Evolua Clínica Esportiva e Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Secretaria de Turismo. Patrocínio da RK Surfboards e Unimed, supervisão da FECASURF e ABRASP. Organização: Associação de Esportes Radicais, Cultura e Lazer de Navegantes (AERAN), Surf Clube de Navegantes e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O evento teve o apoio de várias empresas da região.
Resultados
BRASILEIRO PRO
1º Yuri Gonçalves
2º Jihad Kodr
3º Renan Pulga
4º Mateus Herdy
CATARINENSE PRO
1º Luan Wood
2º Yuri Gonçalves
3º Caetano Vargas
OPEN LOCAL
1º David Soares
2º Kaic Oliveira
3º Derick Adriano
4º Marcelo Demantova
PORTONAVE
1º Pedro Mendonça
2º Wagner Cardoso
3º Alexandre Augusto
4º Leonardo Kertichka
FEMININO
1º Andressa Carvalho
2º Larissa Adriano
3º Kiany Hyakutake
4º Julia Larissa
ADAPTADO
1º Jonathan Borba
2º Miguel Júnior
3º Pablo Aguiar
4º Gelder Costa