Uriel Sposaro vence o Maresia Júnior SP, Leo Barcelos termina etapa em 3º e junto com Tainá Hinckel levam vaga para Mundial da ISA
Por Eduardo Rosa
Fotos: ALEKO STERGIOU
O manezinho da ilha e filho de país argentinos, Uriel Sposaro, foi a grande sensação catarinense no Maresia Júnior SP, válido pela 2ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2018, que terminou neste domingo (05), na praia de Maresias, São Sebastião (SP), vencendo a principal categoria do evento, a Sub18.
De São Francisco do Sul, no norte catarinense, Heitor Muller veio a Maresias para arrancar dois segundos lugares, nas finais Sub16 e Sub14, e ajudar de forma significativa a equipe barriga verde a conquistar mais um título por equipes. O imbitubense Leo Barcelos terminou a etapa na 3ª colocação na Sub18, assumindo a liderança do CBSurf Júnior Tour 2018, com a derrota do líder Felipe Alves na segunda fase.
Tainá Hinckel da praia da Guarda do Embaú venceu mais uma vez uma etapa do CBSurf Tour, e junto com Leo Barcelos farão parte da Seleção Brasileira que disputará o ISA World Júnior 2018, na praia de Huntington Beach, na Califórimia, nos Estados Unidos. Mais uma vez, méritos para a delegação catarinense que desde o ano passado se manteve na liderança por equipes do CBSurf Tour.
Uriel Sposaro e a grande virada. Final Sub18 contava com três catarinenses
A grande final Sub18, contava com três catarinenses – Uriel, Leo Barcelos e Leo Casal -, e o potiguar Mateus Sena. Mateus já havia vencido a final Sub16 minutos antes, e se encaminhava para mais uma vitória no evento. Próximo ao final da bateria, Uriel começou sua grande virada para o time barriga verde da Fecasurf.
Logo após a metade da bateria, Uriel Sposaro marcou um 7,75 pontos, e nos minutos finais da bateria mais um 7,00 pontos (14,75), que confirmaram que sua vitória estava realmente sacramentada. O Potiguar, Mateus Sena, ficou em segundo, com 12,00 pontos no somatório, o imbitubense, Leo Barcelos em 3º, com 10,10 pontos, e Leo Casal em 4º com 7,90 pontos.
De São Chico para o Brasil: Heitor Muller arranca duas finais em Maresias
As duas finais Sub16 e Sub14, contavam com um integrante da Seleção Catarinense, Heitor Muller, natural de São Francisco do Sul, que junto com o vencedor da Sub18, Uriel Sposaro, foi um dos grandes destaques nesta etapa do CBSurf Júnior Tour 2018. Os dois vices campeonatos de Heitor Muller nesta etapa, mostraram que a equipe barriga verde tem um forte candidato a títulos em seu quadro.
Na bateria Final Sub14, Muller por pouco não levou a melhor ao tomar a virada nos minutos finais, do surfista local, Gabriel Klaussner, que venceu com uma diferença de apenas 0,25 pontos (12,75 de Gabriel contra 12,00 pontos de Heitor). Na final Sub16, o potiguar Mateus Sena foi imbatível e venceu com sobras, deixando Heitor na segunda colocação.
Pâmela Mel garante o 3º lugar na Feminino Sub18, Tainá Hinckel vence a Sub16 e confirma sua participação no Mundial ISA
A força do surf catarinense não está apenas nas categorias masculinas. Pâmela Mel chegou a grande final da categoria Sub18, terminando na 3ª colocação e ajudando de forma significativa a Seleção Catarinense a conseguir pontos importantes na classificação por equipes.
Imbitubense Leonardo Barcelos garante vaga no ISA World Júnior nos EUA
O segundo catarinense a conseguir a vaga na equipe que vai representar o Brasil no Mundial Júnior da ISA, foi o imbitubense Leonardo Barcelos. A vaga começou a ficar mais evidente quando vencedor da primeira etapa em Pernambuco, o paraibano Felipe Alves, que era o líder do ranking no momento, deu adeus ao evento em Maresias ainda na segunda fase da competição.
Leo Barcelos também contou com a presença de sua família em Maresias. O pai, Marcelo Barcelos, a mãe, Cida Fernandes e seu irmão, Vinicius Barcelos, estavam durante os dois dias de competição junto a equipe Fecasurf torcendo por todos os atletas catarinenses no Maresia Júnior SP, e assistiram de perto, a confirmação da vaga para Leo.
Seleção Catarinense/Fecasurf repetem feito da primeira etapa em Pernambuco
Pela segunda vez neste ano, a equipe barriga verde, capitaneada pela Federação Catarinense de Surf, levou novamente o CBSurf Júnior Tour, só que desta vez, na praia de Maresias (SP). Para o Presidente da Fecasurf e chefe da equipe, Reiginaldo Ferreira, quando começou a competição não seria uma disputa fácil.
“Chegamos a Maresias com nossa equipe completa e reforçada. Mas, vimos que a equipe paulista, assim como outras, muito bem preparadas e com muita vontade de vencer. Além disso, atletas de renome e muito bem preparados. Mas, nossa equipe surpreendeu a todos, já que, ou torciam na praia exaustivamente, ou entravam na água querendo vencer. Todos demonstraram união. Cada um deu o seu melhor e saímos campeões mais uma vez”, comentou Reiginaldo Ferreira
Balu Schroeder, técnico oficial da equipe Fecasurf, mostrou mais uma vez que tem o time catarinense em suas mãos, e ajudou os atletas catarinenses a erguerem mais uma taça para SC. Era o todo tempo lembrado pela locução de praia sobre sua participação, que chamava a equipe catarinense de ‘Balu Boy’s’, dada a interatividade que mantinha com a equipe.
Seleção Brasileira CBSurf para o Mundial da ISA em outubro definida em Maresias
“Chegamos a Maresias com nossa equipe completa e reforçada. Mas, vimos que a equipe paulista, assim como outras, muito bem preparadas e com muita vontade de vencer. Além disso, atletas de renome e muito bem preparados. Mas, nossa equipe surpreendeu a todos, já que, ou torciam na praia exaustivamente, ou entravam na água querendo vencer. Todos demonstraram união. Cada um deu o seu melhor e saímos campeões mais uma vez”, comentou Reiginaldo Ferreira
Reiginaldo fez questão de destacar a força e a energia da equipe catarinense, “Foi uma vitória heroica dessa gurizada que ajudou, cada um de uma forma, a conquistarmos os pontos necessários e mais este título na etapa. E ainda vamos ter dois catarinenses no Mundial da ISA. Estamos muito felizes. Não foi fácil. Estamos exaustos, mas valeu cada segundo neste fim de semana“,
Seleção Brasileira CBSurf para o Mundial da ISA em outubro definida em Maresias
Estão classificados – na soma das etapas de Pernambuco e agora de São Paulo -, Leonardo Barcelos o cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauã Costa, e o paulista Samuel Pupo como convidado, na sub18 masculina. A carioca radicada em SP, Júlia Duarte, a paulista Isabela Saldanha e Anne dos Santos, do RJ, como convidada, na sub18 feminina.
O potiguar Mateus Sena e os paulistas Diego Aguiar e Eduardo Motta (convidado), na sub16 masculina. A catarinense Tainá Hinckel, a carioca Maju Freitas e a paulista Sophia Medina, na sub16 feminina.
Resultados do Maresia Júnior SP:
Sub18 Masculina
1º Uriel Sposaro – SC
2º Mateus Sena – RN
3º Leonardo Barcelos – SC
4º Leo Casal – SC
1ª Júlia Duarte – RJ
2º Júlia Camargo – RJ
3ª Pamella Mel – SC
4ª Isabela Saldanha – SP
1º Mateus Sena – RN
2º Heitor Muller – SC
3º Diego Aguiar – SP
4º Lucas Lisboa – PE
Sub16 Feminina
1ª Tainá Hinckel – SC
2ª Isabela Saldanha – SP
3ª Maju Freitas – RJ
4ª Júlia Duarte – RJ
Sub14 Masculina
1º Gabriel Klaussner – SP
2º Heitor Muller – SC
3º Sunny Pires – RJ
4º Rodrigo Saldanha – SP
1º Santa Catarina – 5.951 pontos
2º São Paulo – 5.302
3º Rio de Janeiro – 3.753
4º Rio Grande do Norte – 3.474
Ranking CBSurf Júnior Tour após duas etapas:
Sub 18 Masculina
1º Leonardo Barcelos – SC – 1.710
2º Mateus Sena – RN – 1.431
3º Cauã Costa – RJ – 1.385
4º Matheus Gomes – SP – 1.312
Sub 18 Feminina
1ª Júlia Duarte – RJ – 1.810
2ª Tainá Hinckel – SC – 1.656
3ª Isabela Saldanha – SP – 1.458
4ª Pamella Mel – SC – 1.240
Sub 16 Masculina
1º Mateus Sena – RN – 1.900
2º Diego Aguiar – SP – 1.466
3º Lucas Lisboa – PE – 1.385
4º Heitor Muller – SC – 1.330
Sub 16 Feminina
1ª Tainá Hinckel – SC – 2.000
2ª Maju Freitas – RJ – 1.710
3ª Sophia Medina – SP – 1.466
4ª Nalanda Carvalho – PB – 1.385
Sub 14 masculina
1º Heitor Muller – SC – 1.900
2º Caio Costa – SP – 1.531
3º Sunny Pires – RJ – 1.092
4º Ryan Kainalo – SP – 1.062
Ranking CBSurf Júnior Tour por Equipes
1º Santa Catarina – 2.000
2º São Paulo – 1.800
3º Paraíba – 1.401
4º Rio de Janeiro – 1.341