Silverbay apresenta os Campeões da 2ª etapa do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf!

 São Chico respira surfe! Em 2019 estão sendo nove campeonatos, dentre eles, o São Chico Brasileiro de Surf 2019“Em nome do Prefeito Renato Gama Lobo e do Vice Dr Walmor, gostaria de agradecer a oportunidade e o privilégio de receber três eventos dessa magnitude, três finais de semanas intensos de surfe. O Esporte e o Turismo São Francisquense agradecem a presença e a participação de todos, e a união de esforços para que este evento viesse para São Francisco do Sul. Eu queria agradecer à Federação, à Confederação, à Associação, ao Ní (Pro-Ilha Surfboards), o nosso sempre parceiro de longa data do Surfe Francisquense”, diz o Secretário Municipal de Esportes Juliani de Barros, durante a cerimônia de premiação.

            Neste final de semana foi realizada a segunda etapa do Circuito CBSurf Pro Tour 2019, finalizando a semana do São Chico Brasileiro de Surf. Este é o Circuito Profissional da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf), com o apoio do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), determinando os Campeões Brasileiros Profissionais.

Tainá Hinckel imbatível durante o São Chico Brasileiro de Surf!

            No final de semana passado a atleta catarinense foi a grande Campeã das duas categorias Femininas (Sub16 e Sub18) da segunda etapa do Circuito CBSurf Junior Tour 2019, que abriu a semana São Chico Brasileiro de Surf. Agora, neste final de semana ela foi a grande Campeã da categoria Profissional da segunda etapa do Circuito CBSurf Pro Tour 2019, fechando o seu desempenho com 100% de aproveitamento na Prainha.

“Graças a Deus três vitórias seguidas, eu tenho treinado muito para isso, estou confiante no meu surfe, com grandes metas para este ano”, exalta Tainá. “Ganhar uma etapa do Circuito Brasileiro Profissional significa muito para mim, principalmente porque eu tenho somente 16 anos, então estou começando ainda a minha carreira, e poder ter o suporte de campeonatos brasileiros e também de patrocinadores que estão cada vez mais apoiando o surfe é muito bom. Eu estou muito feliz em ter ganhado. Quero agradecer a todos pela organização do evento, que estava incrível”, finaliza a atleta durante a cerimônia de premiação.

A paulista Julia Santos, que estava brigando pela liderança do ranking, ficou com a segunda colocação. Rio de Janeiro comprovou que está com uma categoria Feminina muito forte e ocupou a terceira e quarta colocação, com Gabriela Teixeira e Julia Duarte (Líder do Ranking Brasileiro Sub18), respectivamente.

Felipe Oliveira detonando nas finais!

            Uma final entre quatro estados diferentes. Felipe Oliveira representando São Paulo, Edson de Prá representando o Paraná, Alan Donato representando Pernambuco e Luan Wood (Líder do Ranking Catarinense Profissional 2019) representando os catarinenses.

            O local de São Sebastião Felipe Oliveira achou uma direita que ofereceu parte crítica suficiente para a execução de um lindo aéreo, que rendeu a nota que ele precisava para pular para a liderança da bateria, com tranquilidade para segurar o resultado até o final e sagrar-se o Campeão da etapa.

            “Eu gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por ter me mandado as ondas, por ter me guiado a semana inteira. Estou muito feliz pelo resultado, por estar nessa final com estes monstros, é a minha primeira final Profissional, e conseguindo já um título eu fico muito feliz. Vim trabalhando bastante para chegar nesse momento. Agora é só comemorar, o evento está de parabéns, toda a organização, altas ondas todos os dias”, diz Felipe no pódio.

            “Gostaria de agradecer também à minha família, a minha namorada e à família dela, aos meus apoiadores, que este ano estão me dando um suporte muito bom, estou conseguindo idealizar tranquilo, e ai está o resultado né, de que quando um atleta consegue  correr bastantes eventos e ir tranquilo para os campeonatos, eu acho que dai é que vem o resultado”, finaliza o Campeão.

            Na segunda colocação ficou Edson de Prá, deixando o representante catarinense Luan Wood na terceira colocação e um dos destaques do dia anterior Alan Donato na quarta.

A união para fortalecer o surfe brasileiro e catarinense

            Em resposta ao fato de haver poucos catarinenses no Ranking Brasileiro Profissional, Reiginaldo Ferreira, Presidente da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), utilizou uma estratégia eficaz: fazer parceria com a Confederação Brasileira de Surf para trazer etapas dos Circuitos Brasileiros para Santa Catarina.

            “Quero dizer que agora os catarinenses estão no Ranking Profissional Brasileiro. Nós tínhamos um problema que possuíamos apenas o Luan Wood como ranqueado na CBSurf, e hoje, aqui neste evento, temos mais do que 25% de atletas catarinenses, temos agora os nossos atletas ranqueados no Profissional, que é um trabalho novo, que eu acredito que é promissor, e tenho certeza que nós vamos ver resultado”, comemora Reiginaldo.

            Adalvo Argolo, Presidente da CBSurf, complementa, explicando que este “é um processo natural, a gente vai a cada região e a cada hora vai tendo mais adesão das regiões em que a gente vem fazendo os eventos, e esse é um processo natural, a cada dia a gente vai ganhando credibilidade. É o segundo ano que a CBSurf está fazendo o Circuito Profissional, então a gente sabe que tudo tem o seu tempo de maturidade, e a ideia é que a gente vá melhorando o Circuito, e assim a gente vai ter atletas do Brasil inteiro, grandes nomes do surfe”.

 

#SumidouroFree

            “A Associação é nova, foi fundada este ano, é um trabalho intenso, são nove eventos, e além do surfe nós temos uma concepção muito voltada para a educação socioambiental. A gente está sofrendo a especulação da extinção da onda mais exótica que temos em São Francisco do Sul, que é a Onda do sumidouro, então a gente forçou tanto este assunto durante o evento, para frisar e para mostrar para todo o Brasil o que está acontecendo em São Chico. Querem exterminar esta onda, por uma especulação portuária insana! Pra mim é insana, ao querer acabar com um santuário de natureza, uma área de mangue daquela, por conta de outros interesses, mas, enfim, entrem na página da nossa Associação @asp.sfs , #SumidouroFree, estudem sobre o assunto e protestem! Não deixem que o Sumidouro seja exterminado!”, protestou o Presidente da ASP (Associação de Surf da Prainha), Leonardo (Naka), durante a cerimônia de premiação.

            A organização do evento está coletando depoimentos com surfistas locais proativos, com o objetivo de aproveitar a mídia nacional do São Chico Brasileiro de Surf para expor para o país inteiro esta causa, de maneira didática e atrativa.

REALIZAÇÃO

            A Silverbay apresenta a semana São Chico Brasileiro de Surf, com o CBSurf Júnior Tour e com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). O CBSurf Pro Tour também somou pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF e da ASP, com produção da Swell Eventos.

A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango; Pastelaria Enseada; Monteiro Bar e Lanchonete; Meu Copo Eco.

FOTOS: Marcio David

Related posts

Altas ondas na última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 na definição dos campeões em São Francisco do Sul(SC).

CONSULTA PÚBLICA PARA A CRIAÇÃO DAUNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA ONDA DOSUMIDOURO!

CONDIÇÕES ÉPICAS MARCAM O BRAVA CLASSIC 2024 COM SHOW DE TUBOS NA PRAIA BRAVA DE ITAJAÍ!