Leo Barcelos vence a Open, chilenos fazem a festa novamente e Luiza Rosa Teixeira leva mais um, e abre vantagem na sub12 Feminino
Por Eduardo Rosa/ASI
A Taça Baleia Franca de Surf 2019 fez parte das comemorações da Semana Nacional da Baleia Franca, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, da Prefeitura de Imbituba (SC), e contou com shows, gastronomia, feiras de artesanato, educação ambiental, palestras, exposições, limpeza de praias e expedições para observação de baleias.
Máster foi dominada por Moa Soares e Luiza Rosa Teixeira vence a segunda e lidera
O surfista local da praia do Porto, Moa Soares, levou a melhor na categoria Máster sobre o surfista da da praia de Itapirubá, em Imbituba, Bruno de Bona, mas por uma pequena diferença (12,25 X 12,05). Na semifinal Máster, considerada pelos 4 concorrentes como a final antecipada do campeonato, a troca de posições foi uma constante durante os 15 minutos, e ao final, Moa eliminou o vencedor da primeira etapa, Riomar ‘Kiko” Rodrigues.
“Na semifinal, sabia que seria uma bateria muito disputada, me arisco a dizer até que era uma final antecipada“, comenta Moa Soares. ” A alternância de posições do início ao fim da bateria falou por si próprio o nível que foi. Fiquei muito feliz de ter avançado para final, e mais ainda por ter vencido esta etapa“
Já Luiza Rosa Teixeira, veio da praia de Ibiraquera para levar a Sub12 Feminino pela segunda vez este ano. Ao vencer as duas etapas, a pequena Luiza Rosa se distancia das demais atletas e dispara no ranking da ASI em 2019. Luiza Rosa levou a melhor sobre Alexia Monteiro e Vitória Valenzano.
Kiany é superada pela imbatível Yasmin e Gabriel Ogasahara leva a primeira
A surfista da praia do Campeche, em Florianópolis, Kiany Hyatutake, foi superada duas vezes nesta segunda etapa do Imbituba Surf Tour pela mesma atleta, Yasmin Dias, que estava imbatível , nas finais Sub16 e Open Feminino. As somatórias de Yasmin nas duas decisões eram, praticamente, o dobro de suas concorrentes.
Gabriel Ogasahara, surfista da praia da Joaquina, em Florianópolis, conseguiu vencer pela primeira vez no imbitubense de surf, na categoria Infantil. Sem a sombra de Antonio Vitorino, que levou a primeira etapa da ASI, Ogasahara levou a melhor com boa vantagem na grande final, e agora divide a liderança com Vitorino.
Dose dupla: Michel Demétrio abre vantagem e chilenos fazem a festa novamente
Michel Demétrio veio novamente lá de Passo de Torres, no extremo sul de Santa Catarina, para levar mais uma final do Imbituba Surf Tour na categoria Petiz. Já os irmãos De la Torre, continuam ‘assombrando’ em suas passagens nos eventos pelo estado.
Noel de La Torre resolveu vencer duas categorias agora, a Inciantes, onde venceu Gabriel Ogasahara, e a Mirim, onde levou a melhor sobre Luan Silveira. Já Leon de La Torre, pegou uma bateria ‘encardida’ na final Júnior com dois imbitubenses, onde venceu Martin Ottato (2º), Patrick Pachi (3º) e Leonardo Barcelos (4º).
Leo Barcelos se consagra em casa e Douglas Eduardo vence a Soul Surf
Leo Barcelos, no Instagram: https://www.
Retornando a Imbituba, após disputar etapas do QS pela América do Sul, Pro Jr’s da World Surf League (WSL), Brasileiro Amador e ainda passar um tempo treinando junto com o Instituto Medina, uma das maiores revelações do surf imbitubense e catarinense está de volta. Leonardo Barcelos chegou com tudo, e não deu chances aos seus concorrentes na categoria Open.
Leo foi cirúrgico na final Open, pois enfrentava três ótimos surfistas. Com um somatório de 12,70 pontos o imbitubense não deu chances para uma reação do surfista gaúcho Josias Pospichil, ou Josias ‘Pedrinha’, considerado uma das principais revelações do surf gaúcho nos últimos anos, que marcou 11,75 pontos. Em terceiro, outra revelação catarinense de surf, Derek Adriano, de Navegantes (SC). E em quarto, o surfista de Garopaba, Rodrigo Couto.
“Fiquei bem feliz de ganhar o campeonato e poder competir em casa, eu gosto muito de competir aqui”, disse Leo Barcelos logo após a final. “Os eventos da ASI são muito bons, e foi na praia da Vila que eu aprendi a surfar, é uma onda que eu conheço bastante. O nível do campeonato estava muito bom, tinha uma galera muito boa de fora e tava todo mundo quebrando”
Na categoria que é aberta para surfistas que não costumam disputar campeonatos, dando a chance para free surfer’s disputarem o Imbituba Surf Tour, o imbitubese Douglas Eduardo levou a melhor sobre Arthur Souza (2ª), Hugo Krieger (3º) e Thaigor Liberato (4º).
Prêmio Best Wave Eduardo Skate e Surf Shop: Luan Silveira, do Projeto social Escolinha de Surf do Bananinha, leva o prêmio
O prêmio Best Wave Eduardo Skate Surf Shop desta 2ª etapa do Imbituba Surf Tour 2019, que premia o surfista com a melhor nota do campeonato, ficou com o surfista Luan Silveira, aluno do projeto social da Escolinha de Surf do Bananinha, um 8.60 pontos anotado ainda na primeira fase da categoria Mirim, ainda no sábado.
Taça Baleia Franca de Surf: Imbituba Surf Tour 2019
A Taça Baleia Franca de Surf, 2ª etapa do Imbituba Surf Tour 2019, foi apresentado por South to South, Eduardo Skate e Surf Shop e Mini Kalzone, contou com o Patrocínio da Evoke, Pranchas Jalmir Rodrigues, Empty, Sul Gesso e Sicred. Teve como apoiadores, Rip Villas, Fábio Carvalho Surf Shop, Porto Board Shop, Imbiwave, Joalheria Eduardo, Life Sports, Pizzaria Del Mondo, Farmácia Coelho e Brooks Ambiental.
O apoio institucional foi da Prefeitura de Imbituba, Rota da Baleia Franca e Sebrae. A realização é da ASI, a Supervisão da Fecasurf, e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico da Prefeitura Municipal de Imbituba. E a cobertura da 2ª etapa do Imbituba Surf Tour 2019 ficou por conta do Surfemais.
Resultados do Imbituba Surf Tour 2019
Open
1º Leo Barcelos
2º Josias Pospchil
3º Derek Adriano
4º Rodrigo Couto
Júnior
1º Leon de La Torre
2º Martin Ottato
3º Patrick Plachi
4º Leonardo Barcelos
Mirim
1º Noel de La Torre
2º Luan Silveira
3º Ramiro Bermejo
4º Tomas Bock
Iniciantes
1º Noel de La Torre
2º Gabriel Ogasahara
3º Luan Moreno
4º Higor Silva
Infantil
1º Gabriel Ogasahara
2º Lucas Costa
3º Santiago Valenzano
4º Ryan Martins
Petiz
1º Michel Demétrio
2º Clara Figueró
3º Joaquim Bocanera
4º Vitória Valenzano
Soul Surf
1º Douglas Eduardo
2º Arthur Souza
3º Hugo Krieger
4º Thaigor Liberato
Feminino Open
1ª Yasmin Dias
2ª Kiany Hyatutake
3ª Andreza Barcelos
4ª Luciane Stein
Feminino Sub16
1ª Yasmin Dias
2ª Kiany Hyatutake
3ª Alexia Monteiro
4ª Maria Izabel Nogueira
Feminino Sub12
1ª Luiza Rosa Teixeira
2ª Alexia Monteiro
3ª Vitória Valenzano
4ª Gabi Rosa