A primeira etapa do Circuito The Legends Vida Marinha foi finalizada com sucesso neste domingo (26), em um dia com muito sol e boas ondas no Canto dos Molhes de Laguna/SC, onde alguns dos principais competidores dos primórdios do surfe brasileiro deram uma aula de surfe de borda para as novas gerações.
O surfista Legend Guga Arruda falou um pouco sobre as condições do mar durante o evento: “altas ondas nos Molhes de Laguna, a onda perfeita, lembrando a Califórnia, lembrando ondas de qualidade internacional. A gente sabe que este pico tem altas ondas, e poder surfar este pico sem crowd realmente é uma oportunidade privilegiada, que vem abrilhantar ainda mais o evento”.
Conforme o Legend Local Marcelo Massi (Chelo), grande competidor nas décadas passadas, “Laguna não pode, jamais, ser esquecida do cenário brasileiro do surfe, afinal de contas o Cardoso é o lugar que mais quebram Ondas Grandes por ai e é em Laguna, a gente tem 16 praias para o surfe, com de qualidade de alto nível, então, eu só posso dizer pra vocês, não crowdeia muito, mas venha para Laguna!”.
Infelizmente durante as semifinais e finais, o tradicional vento nordeste da região começou a soprar, atuando como maral nos Molhes e prejudicando a formação das ondas, mas, mesmo assim, os atletas mostraram muita experiência e conseguiram proferir um ótimo surfe.
A COMPETIÇÃO
GRAND KAHUNA (acima 50 anos): Na categoria mais admirada do Circuito, onde estão participando os maiores Legends do evento (atletas mais velhos), compuseram a grande final Jojó de Olivença (Bahia), Carlos Santos (Imbituba/SC), Saulo Lyra (Balneário Camboriú/SC) e Steward Dean (Florianópolis/SC).
Segundo Jojó de Olivença, “o nível da Grand Kahuna daqui está mais elevado do que o nível da Grand Kahuna do outro Circuito Brasileiro. O evento é uma referência, a ser aplicado no Brasil inteiro”.
Jojó seguiu falando que “o nível de surfe aqui, essa confraternização, este espírito amistoso, de família, é isso que a nova geração precisa aprender, precisa agregar na sua bagagem, esse espírito, feeling do surfe!”.
Carlos Santos mostrou que de fato é um atleta muito competitivo, e liderou a bateria desde o início. Faltando apenas 1 minuto para o término, Jojó de Olivença, com um surfe muito fluído, pegou uma onda boa, virou a bateria e se consagrou o grande Campeão! Saulo Lyra ficou com a terceira colocação e Steward Dean na quarta. No pódio, Jojó agradeceu a Deus por ter saúde e poder continuar surfando.
GRAND MASTER (acima 40 anos): Nesta categoria a final também foi constituída por grandes nomes, como o gaúcho Rodrigo “Pedra” Dorneles, o renomado Guga Arruda (Florianópolis), seu conterrâneo Adriano Lemos e Klinger Peixoto (Alagoas).
Adriano Lemos confirmou a ótima fase em que se encontra (venceu as duas últimas etapas do Circuito Catarinense) e foi o grande vencedor da bateria, com um surfe muito sólido, deixando as grandes lendas Rodrigo “Pedra” Dorneles (2°), Guga Arruda (3°) e Klinger Peixoto (4°) com as demais posições.
KAHUNA (acima 45 anos): Fábio Gouveia (Paraibano erradicado em Florianópolis) e Dalmo Meireles (Bahia) uniram-se a dois surfistas que já tinham feito final no dia, Guga Arruda e Jojó de Olivença. Guga Arruda liderou desde o início da bateria, com um surfe muito veloz em sua prancha Power Light quadriquilha, tornando-se o grande Campeão da categoria.
Jojó de Olivença quase repetiu o feito da categoria Gand Kahuna, e desta vez aos 50 segundos para o término de bateria, quando pegou uma onda boa, saindo da quarta colocação, porém faltando conquistar muito pouco para se tornar o Campeão (acabou ficando em 2°). Dalmo Meirel ficou em 3° e o mestre Fabinho Gouveia em 4°.
No pódio ele seguiu falando: “é uma honra muito grande correr um campeonato tão legal quanto esse, tão especial no que diz a respeito à amizade, à confraternização, à valorização do nosso esporte. Posso dizer a vocês que essa é umas das baterias de mais alto nível técnico da minha vida, ganhar desses caras aqui é difícil e é a realização de um sonho”.
MASTER (cima 35 anos): A categoria Master, por contar com os atletas mais novos do Circuito, é considerada a categoria mais difícil, porém neste Circuito os atletas das categorias mais velhas também participaram e se destacam. Na final participaram dois lagunenses erradicados em Florianópolis (Raphael Becker e Stewson Crippa), o gaúcho Rodrigo “Pedra” Dorneles e Gabriel Piccoli (Florianópolis).
“Esse Circuito é demais! Corri no ano passado, na última etapa, foi muito legal, vamos repetir este ano, se der pra correr, vou correr todas elas”. Após parabenizar os envolvidos, Dorneles sentiu-se comovido pelo estrago que o ciclone fez na estrutura do evento e na cidade na sexta-feira, e com a superação de todos envolvidos, e falou: “a gente chegou sexta-feira, não tava fácil, a cidade estava em baixa d`água, então, todo mundo está de parabéns ai!”.
UMA CORONA E UM TACO, POR FAVOR
Junto ao evento, a Cerveja Corona instalou um bar na sede da ASL (Associação de Surf de Laguna), onde ofereceu, além da Corona, a cerveja artesanal havaiana Kona. Para combinar com o “style mexicano” da Corona, o restaurante local El Chicano também ofereceu lanches e pratos típicos do México e do Texas para o público presente no evento.
O CIRCUITO
Apresentado pela CERVEJA CORONA, o Circuito é composto por 4 etapas, realizadas em algumas das melhores praias para o surfe em Santa Catarina. As próximas etapas acontecerão em 27 e 28 de julho (Garopaba); 19 e 20 de outubro (São Francisco do Sul); 14 e 15 de dezembro (Florianópolis).
Como premiação, o Circuito distribuirá um total de R$10.000,00 em dinheiro por etapa, além de somar 1.000 para o Ranking Brasileiro Master Profissional da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).
PARCEIROS
Patrocínio: Vida Marinha. Apresentação: Corona. Copatrocínio: Banana Wax; Kbral Auto Center; Prefeitura Municipal de Laguna.Apoio: Hotel e Restaurante Atlântico Sul; Hotel Renascença; Hotel Mar Grosso; Studio Zero Agência de Marketing; Restaurante Pardal’s; Restaurante El Chicano; Sul Internet. Ações Socioambientais: Meu Copo Eco; ONG Eco Local Brasil; Carbo Brasil; Polícia Ambiental de Laguna; Marinha do Brasil; Açaizero; SEPAGRI Produção: Swell Eventos; Match Sports. Realização: ASL; ASTFSM. Supervisão:FECASURF; ABRASP.
Confira os melhores momentos de domingo, pelas lentes do Fotógrafo Marcio David.