Mais de 100 competidores marcaram presença na segunda etapa do Circuito Fecasurf SCQS 2018, realizado no último fim de semana (17 e 18) na costa norte da Ilha de Santa Catarina. A competição valeu 6 mil pontos para o ranking estadual, reunindo os melhores surfistas amadores do Sul do País.
O campeonato é organizado há 37 anos pela ASIS (Associação de Surf Ingleses e Santinho), e já se tornou uma tradição na região. “Agradeço a parceria com a Fecasurf, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, ao Costão do Santinho e a todos os apoiadores para a realização desse grande evento do surfe catarinense”, declara Márcio Lemos “Pinguim”, presidente da associação local.
Campeões da etapa definidos
No sábado foram realizadas as finais da Petiz, Feminino Infantil e Infantil, com destaque para os surfistas paranaenses, que venceram as três decisões e dominaram os pódios. O estado vizinho tem revelado uma excelente safra de atletas que vem conseguindo grandes resultados nas competições pelo país.
O local de Matinhos (PR) Anuar Chiah mostrou sintonia com o Santinho, e venceu as categorias Petiz e Infantil. Entre as meninas, dobradinha paranaense na Feminino Infantil, com a vitória de Luara Mandelli, que virou o resultado a seu favor em cima de sua conterrânea Gabrielly Vasque.
O domingo de muito sol e praia cheia foi o cenário perfeito para a definição das sete categorias restantes da competição. A primeira final do dia foi a Feminino Mirim, com vitória de Ana Luiza Romão, um dos talentos emergentes da nova geração do surfe catarinense.
Uriel Sposaro sobrou na decisão da Júnior, marcando a maior nota (8.75) e somatória (16.75) do evento para ficar com o título. Na Mirim, vitória para Luiz Mendes, que travou uma batalha acirrada com o paraibano Felipe Alves, que veio de longe para uma série de eventos no sul e sudeste do país.
Álvaro Bacana usou sua experiência local e venceu mais um evento em sua longa carreira. Ele dedicou o título da etapa a Laudir José, um dos responsáveis pelo sistema de computação da SurfPro, falecido recentemente. “Essa vai para você Laudir. Em breve nos encontraremos”, declara Bacana durante a premiação. Além do campeão, “Lalaco”, como era conhecido no meio, também recebeu homenagens de todo staff da Federação Catarinense de Surf, com quem trabalhou por anos em inúmeras competições.
Andressa Carvalho foi a melhor surfista da etapa e venceu a Feminino Open, enquanto Noah Machado, que quase não participou da competição, e se inscreveu na última hora, saiu feliz com o título Iniciantes. “Valeu a pena ter mudado de ideia”, comentou o garoto do litoral norte do Estado.
A decisão Open fechou a etapa com mais uma bateria eletrizante. Magno Rodrigues, irmão do top CT 2018 Michael Rodrigues, cravou uma nota 8.00 na metade da disputa, e dificultou as ações de seus oponentes. “Fazia tempo que não ganhava uma competição, e é muito bom sentir novamente essa sensação”, declara o campeão Open.
A segunda etapa do Circuito Fecasurf SCQS 2018 teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Resort Costão do Santinho. Apoio: North Sea, Ciawax, Banana Wax, Pro Side, Gentil Construção, MS Salgados, Vereador Edinho, Doca´s Restaurante e Ótica Du Marrel. Realização: ASIS (Associação de Surf Ingleses e Santinho) e Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).
Resultados
1 Magno Rodrigues
2 Ramiro Rubim
3 Marlon Klein
4 Uriel Sposaro
Júnior
1 Uriel Sposaro
2 Fábio Martins
3 Edson de Prá
4 Tayrom da Silva
Mirim
1 Luiz Mendes
2 Felipe Alves
3 Danilo Muniz
4 Zurizadai Ferreira
Iniciantes
1 Noah Machado
2 Arthur Zanella
3 Takeshi Oyama
4 Ryan Campos
Master
1 Álvaro Bacana
2 Fernando Santiago
3 Márcio Leal
4 Jorge Correa
Infantil
1 Anuah Chiah
2 Takeshi Oyama
3 Antonio Vitorino
4 Davi Glazer
Petiz
1 Anuah Chiah
2 Ryan Martins
3 Lucas Costa
4 Kauan Carvalho
Feminino Open
1 Andressa Carvalho
2 Ana Luiza Romão
3 Manu Pacheco
4 Horrana dos Santos
Feminino Mirim
1 Ana Luiza Romão
2 Kyany Hyakutake
3 Julie Arissa
4 Julia Viana
Feminino Infantil
1 Luara Mandelli
2 Gabrielly Vasque
3 Sofia Rocha
4 Maria Amélia